Queimaduras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IEC – INSTITUTO EDUCACIONAL DE CÁCERES







CUIDADOS DE ENFERMAGEM À CRIANÇA VÍTIMA DE QUEIMADURAS





CLAUDINÉIA VERÔNICA DE PAULA






Cáceres
Outubro/2012




IEC – INSTITUTO EDUCACIONAL DE CÁCERES








CUIDADOS DE ENFERMAGEM À CRIANÇA VÍTIMA DE QUEIMADURAS




CLAUDINÉIA VERÔNICA DE PAULA


Monografia apresentada ao IEC – InstitutoEducacional de Cáceres, como pré-requisito para conclusão do curso de Técnico de Enfermagem, sob orientação da Profª Me Aparecida Fátima Camila Reis.


Cáceres
Outubro/2012

AGRADECIMENTOS

A Deus por guiar-me em todos os momentos de minha vida, transmitindo-me a segurança necessária para seguir minha caminhada.
Ao meu filho José Vitor de Paula, por todos os momentos de carinho eincentivo, pelas vezes que fui ausente e que silenciosamente soube compreender.
Aos meus familiares por se fazerem presentes nos momentos mais significativos, contribuindo para o meu crescimento pessoal e profissional.
À orientadora, Aparecida Fátima Camila Reis, por ter aceitado este desafio, por me conduzir com sabedoria, para que esta experiência não fosse apenas uma oportunidade decrescimento profissional, mas também um aprendizado de vida.

RESUMO

No Brasil acontece um milhão de casos de queimadura a cada ano, dos quais 40 mil demandam hospitalização. Ainda que o prognóstico para o tratamento da queimadura tenha melhorado nos últimos anos, ela ainda configura importante causa de mortalidade, além de resultar em morbidade pelo desenvolvimento de seqüelas.
Aqueimadura se caracteriza por ser uma lesão de um tecido produzida pelo efeito do calor, decorrente de substâncias químicas ou da eletricidade, que pode ser resultado da ação direta ou indireta do calor sobre o organismo humano.
De acordo com a quantidade de tecido atingido e a profundidade da lesão, a queimadura pode ser de: (a) primeiro grau, quando a pele atingida fica hiperemiada, dolorosa,inchada, e não ocorre formação de bolhas; (b) segundo grau, quando causam lesão profunda, formando bolhas na pele, com base vermelha ou branca, contendo um líquido claro e espesso, dolorosas ao tato e (c) terceiro grau, quando produzem lesão mais profunda, na qual a área queimada perde a sensibilidade ao tato, ocasionalmente formam-se bolhas, e, normalmente, são indolores porque asterminações nervosas da pele são destruídas.
A alta incidência de ocorrência de queimaduras se dá em ambiente doméstico, em contextos que poderiam ser evitados. Alguns estudos apontam as crianças como às maiores vítimas de queimaduras, dentre as situações que oferecem maiores riscos para acidentes por queimaduras em crianças estão: a manipulação de líquidos superaquecidos, produtos químicos e/ouinflamáveis, metais aquecidos, o uso de fogões improvisados na presença de crianças, manipulação de panelas no fogão, cabo de panela para fora do fogão, tomadas elétricas, bombas festivas e fios desencapados ao alcance de crianças.

O cuidado de enfermagem à criança queimada está diretamente relacionado à aceitação da família, tendo os pais como parceiros e informantes das condições de saúde davítima, o profissional de enfermagem que cuida de pacientes com queimadura requer alto nível de conhecimento sobre as alterações fisiológicas que acontecem depois de uma queimadura, além de habilidade para detectar alterações sutis na condição do paciente. Deve ser capaz de oferecer cuidados sensíveis aos pacientes criticamente doentes. Deve ainda ser capaz de comunicar-se efetivamente compacientes queimados e familiares aflitos. Assim, os cuidados aumentam a probabilidade de sobrevida e contribuem na promoção de qualidade de vida.


Palavras Chaves: Queimadura em crianças, cuidados de enfermagem e atendimento humanizado.
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ...................................................................................................................07
2....
tracking img