Queimaduras

Páginas: 9 (2232 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2013

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE FARMÁCIA



JHONY CESAR CHAGAS RA: B84985-1




ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO SUPORTE BÁSICO DE VIDA
















ASSIS
2013
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO SUPORTE BÁSICO DE VIDA


Trabalho apresentado à Universidade Estadual do Paulista – UNIP, Instituto de Ciências daSaúde como requisito para obtenção de nota na disciplina APS do curso de FARMÁCIA.

Orientação: Profª Fabiana Zequini














ASSIS
2013
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. QUEIMADURAS - DEFINIÇÃO 4
2.1 PERIGOS ESPECIAIS COM QUEIMADURAS 4
3. TRATAMENTO DE EMERGÊNCIA DAS QUEIMADURAS 5
3.1 TRATAMENTO IMEDIATO DE EMERGÊNCIA 5
3.2 TRATAMENTO NA SALA DE EMERGÊNCIA 5
4.AVALIAÇÃO DA GRAVIDADE DAS QUEIMADURAS 7
4.1 PROFUNDIDADE DA QUEIMADURA 7
4.2 A TRATAMENTO DA DOR 8
4.3 LIMPEZA DAS QUEIMADURAS 8
5. QUEIMADURAS elétricas 10
5.1 TRATAMENTO 10
6. QUEIMADURAS QUÍMICAS 11
6.1 TRATAMENTO 11
7. A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA 12

CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
INTRODUÇÃO

Nesta pesquisa, foi abordado o tema sobrequeimaduras que consiste basicamente em: quando a pele é destruída por uma queimadura perde-se o seu normal funcionamento, tornando o indivíduo vulnerável, não só pela elevada perda de líquidos por ruptura dos vasos, como também pelo risco de infecção por perda da pele enquanto barreira.
Queimadura é a lesão que resulta do contato direto ou exposição a quaisquer fonte: térmica; química; elétrica ouradioativa. Esta lesão pode ocorrer quando a energia de uma fonte de calor é transferida para os tecidos corporais. A profundidade da lesão varia em função da temperatura e da duração da exposição.
Não interessa qual a profundidade da queimadura térmica, o primeiro cuidado é o da interrupção da atividade agressiva aos tecidos orgânicos do agente agressor.
Foi abordado métodos de tratamentos,importância dos primeiros socorros do farmacêutico, métodos eficazes no tratamento e também cuidados pessoais e coletivo, para que não ocorra esse fenômeno. O objetivo mediante essas pesquisas são, aprofundar nossos conhecimentos sobre o tema, incentivar terceiros a praticarem o métodos de socorro imediato, assim como o farmacêutico, alerta as pessoas sobre os efeitos das queimaduras e ajudar a seprevenirem (BRASIL, 2012).










2. QUEIMADURAS - DEFINIÇÃO
Nas queimaduras, as células da pele são aquecidas e a sua taxa metabólica aumenta. Por isso, elas precisam de mais oxigênio. No entanto, o fornecimento de sangue é reduzido devido a vasos sanguíneos danificados. As células entram num estado crítico e deterioram-se. Arrefecendo com água, constringe-se este processonefasto até um certo ponto e alivia-se a dor. Em todos os tipos de queimadura, o primeiro socorro consiste em arrefecer a totalidade da queimadura com água fria até a dor desaparecer. Na prática, qualquer água pode ser usada, água do mar ou água fria da torneira. A água não deve estar abaixo de 10ºC e nem acima de 20ºC. As queimaduras devem ser molhadas durante, pelo menos, uma hora. Nãodeve ser induzida hipotermia no paciente (PORTAL, PROJETOS QUEIMADURAS)
Em áreas com queimaduras profundas, os nervos sensíveis à dor são queimados e a região pode aparecer como não tendo dores. A sensação de dor encontra-se em zonas vizinhas onde as queimaduras são superficiais. Por isso, continue a arrefecer toda a área da queimadura e não só aquela onde existe dor (PORTAL, PROJETOS QUEIMADURAS)2.1 PERIGOS ESPECIAIS COM QUEIMADURAS

Vias respiratórias: quando é inspirado ar quente ou fumo venenoso, existe o risco de uma lesão letal nas vias respiratórias. Choque: em queimaduras com uma extensão de 10 a 15%, existe o risco de choque. São perdidos fluidos, uma parte devido a perdas de fluidos de tecidos, outra parte devido a evaporação por não haver pele, e outra parte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Queimaduras
  • QUEIMADURAS
  • Queimaduras
  • Queimaduras
  • Queimaduras
  • Queimaduras
  • queimaduras
  • Queimadura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!