Queimaduras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Queimaduras

O QUE É QUEIMADURA?
É uma lesão, geralmente restrita a pele, decorrente da aplicação de calor ao corpo. As queimaduras variam muito de importância e gravidade, dependendo do agentecausador, que pode ser liquido aquecido, fogo, álcool, gasolina e querosene incandescentes, eletricidade, agentes químicos, etc. Além disso, ta mbém é muito importante o tempo de contato deste agentecom o corpo, a extensão do corpo atingida e o tempo transcorrido entre o acidente e o primeiro socorro .

QUAL A QUEIMADURA MAIS COMUM?
É aquela causada por líquidos aquecidos (água, leite, café,gordura quentes), geralmente em casa e na cozinha. As crianças, infelizmente, são as mais acometidas neste tipo de acidente. Em segundo lugar vem os acidentes causados pelo álcool incandescente.Estes são sempre graves e importantes e acontecem, geralmente, nas churrasqueiras, fogueiras, acampamentos, etc. De igual importância, as queimaduras causadas pelo fogo direto no corpo merecem cuidadosespeciais em centros de referência em atendimento a queimados.

O QUE É QUEIMADURA ELÉTRICA?
É a lesão da pele (em alguns casos o tecido gorduroso, músculos e até ossos podem estar comprometidos)causada pela transformação da energia radiante em calor. Aqui, as queimaduras são invariavelmente graves podendo resultar até mesmo em morte no local do acidente. Devido as peculiaridades das lesões,as queimaduras elétricas devem ser tratadas exclusivamente por cirurgiões plásticos e suas equipes, de preferência em centros de referência em atendimento a queimados.

O O QUE É QUEIMADURAQUÍMICA?
São as lesões da pele decorrentes da ação cáustica aguda causada por um determinado agente químico. Dependendo do agente, estas queimaduras se revestem de grande importância e gravidade. Por isso éfundamental o mais rápido atendimento por médicos especializados, de preferência em centros de referência. São, entretanto, mais raras em nosso meio.

QUAL A PRIMEIRA COISA A FAZER DIANTE DE UM...
tracking img