Queimaduras elétricas

Páginas: 14 (3311 palavras) Publicado: 13 de maio de 2011
Queimaduras Elétricas

Níveis danosos de corrente elétrica passando através dos tecidos corporais causam lesão por vários e distintos mecanismos fisiopatológicos voltagem-dependente. Durante décadas a lesão elétrica era vista simplesmente como uma forma de queimadura térmica. Embora a queimadura térmica seja um componente que às vezes possa ser dominante, existem outros efeitos do campoelétrico fisiopatologicamente significantes. Estes efeitos são dependentes do circuito, da voltagem e da amperagem da corrente que flui através dos tecidos. Forças elétricas podem alterar e destruir tecidos biológicos e seus vasos de um modo totalmente não dependente do calor.
O trauma elétrico é verdadeiramente um problema médico interdisciplinar: envolve cirurgia, imaginologia, anestesia, neurologia,psiquiatria, fisioterapia, medicina ocupacional, enfermagem, dentre outros. Uma discussão das características fisiopatológicas dessas lesões envolvem teorias de campo elétrico, eletroquímica, biologia celular, fisiologia, neuropsicologia e outras disciplinas.
Avanços recentes no diagnóstico por imagem são importantes na compreensão de mudanças significativas nos tecidos lesados pela ação diretada corrente elétrica quando isto não é facilmente detectado pela inspeção ou exame físico.
Assim, podemos afirmar que as lesões elétricas assumem importância considerável não só devido aos graus variáveis de lesão cutânea associada a grande destruição de tecidos profundos. Mas também devido ao alto índice de seqüelas resultantes, na maioria dos casos em pessoas jovens, e que não raro tornam-sedefinitivamente incapacitados.

Epidemiologia:

Queimaduras causadas por eletricidade representam uma pequena porção das admissões em unidades de queimados, porém revelam um dos mais agressivos tipos de injúria térmica. Correspondem de 5 a 15% dos casos de pacientes hospitalizados por queimaduras e a superfície corporal média atingida é de 15%.
A maioria das vítimas com quadros sérios está entre20-30 anos de idade e geralmente se acidenta no trabalho, onde predominam as lesões com alta voltagem (aproximadamente dois terços de todos os acidentes fatais ocorrem no trabalho e mais de um quarto ocorrem em atividades domésticas).
Na casuística do HU-FMUSP, dos 818 pacientes internados por queimaduras no período de julho de 1991 a setembro de 1993, 2,81% foram vítimas de queimaduraselétricas. Destes, 65,2% tiveram acometimento dos membros superiores. Este estudo está de acordo com anteriores, que mostram o membro superior como o local mais freqüente atingido. Isso se deve ao fato destes acidentes ocorrer, na maioria das vezes, o ato de segurar um objeto eletricamente carregado.
Acidentes elétricos em crianças se devem principalmente ao contato com fios e tomadas, e ao fato depuxa-los ou coloca-los na boca. Em geral, encontram-se abaixo dos 5-8 anos, com mãos ou faces comprometidas. São queimaduras raras, porém sua gravidade reside na ocorrência de lesões desfigurantes. Realizou-se um estudo retrospectivo, considerando 19 casos consecutivos operados na Clínica Ivo Pitanguy. Em todos eles havia lesão em lábio por queimadura elétrica e a faixa etária mais acometida foi de 0 a8 anos, sendo mais freqüente no sexo masculino. Crianças maiores são mais propensas a acidentes por alta voltagem peridomiciliar relacionados a atividades lúdicas ou de caráter experimental (soltar pipa, subir no telhado). Em nosso meio são cada vez mais freqüentes as lesões apresentadas pelos “surfistas ferroviários”.
Acredita-se também que o risco de choque elétrico aumente durante os diasquentes de verão porque a resistência do corpo é freqüentemente diminuída pela sudorese.

Regra dos nove de Wallace para relação a sua extensão

Com relação a sua extensão, calcula-se a área de superfície corporal queimada (SCQ) através da regra dos nove de Wallace. Nesta regra, cada braço tem 9% da SCQ, a cabeça outros 9%, tórax 9%, Abdômen 9%, dorso 18%, coxas 9% e pernas 9%, totalizando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Queimaduras elétricas
  • queimadura
  • Queimaduras
  • QUEIMADURAS
  • Queimaduras
  • Queimaduras
  • Queimaduras
  • Queimaduras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!