Queimadura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES QUEIMADOS


QUEIMADURAS

DEFINIÇÃO
Queimaduras são lesões dos tecidos orgânicos em decorrência de trauma de origem térmica resultante da exposição a chamas, líquidos quentes, superfícies quentes, frio, substâncias químicas, radiação, atrito ou fricção.

FISIOPATOLOGIA
As principais alterações fisiológicas que ocorrem num processo de queimadura são:aumento de permeabilidade capilar e edema. A lesão térmica determina a exposição do colágeno no tecido afetado levando à liberação de histamina. A histamina juntamente com outras cininas ativa o sistema do ácido arquidônico liberando prostaglandinas. Todos esses mediadores inflamatórios aumentam a permeabilidade capilar aos líquidos com conseqüente edema. Porém são observadas alterações emdiversos sistemas orgânicos.

* ALTERAÇÕES LOCAIS
Ocorre destruição e remoção da camada da pele proporcional à profundidade das lesões, com quebra da barreira normal do vapor e conseqüente perda de água e de calor corporal, havendo ainda de captação de água para o espaço intersticial. A queimadura leva a trombose de vasos sanguíneos, predispondo a infecções e progressão de área anteriormentepreservada.

* ALTERAÇÕES HEMODINÂMICAS
As alterações cardiovasculares ocorrem imediatamente após o trauma, onde por ação direta do calor e a liberação de substância vasoativas, ocorre a perda de líquido do espaço intravascular para o extravascular, evidenciado pela presença de edema nas áreas lesadas. Isso ocorre pela vasodilatação e agregação plaquetária. Dependendo do grau da lesão pode haverhemólise, devido a exposição das hemácias as altas temperaturas. Em queimaduras de 3º grau pode haver comprometimento de até 40% a 60% da massa eritrocitária. A medula óssea libera então hemácias jovens cuja vida média é de 2 a 7 dias. As proteínas circulantes podem sofrer coagulação e desnaturação pela exposição ao calor e passada para o espaço extravascular. Ocorre lesão vascular dos tecidosadjacentes, com redução da perfussão tissular. Com a queda do DC, vários órgãos como o rim e o SNC são afetados levando a IRA, oligúria e confusão mental.

* ALTERAÇÕES RENAIS:
No paciente queimado ocorre o aumento da permeabilidade do glomérulo levando a perda de eletrólitos e proteínas. O fluxo renal que se espera com a reposição hídrica é de 30 a 50 ml/h

* ALTERAÇÕES GASTROINTESTINAIS
Podeocorrer íleo paralítico que volta ao normal em 3 a 5 dia pós-trauma, a permeabilidade GI está aumentada o que permite o desenvolvimento de infecção nas 2 primeiras semanas, a causa é desconhecida.

* ALTERAÇÕES PULMONARES:
Pode haver IRA, na 1ª fase devido a hipovolemia. A liberação de mediadores da resposta inflamatória leva a intensa vasoconstrição pulmonar, logo é raro o aparecimento de edemapulmonar. Na 2 ª fase há o aumento da FR devido o aumento do metabolismo, associado a uma leve hipóxia . A taquipnéia leva a alcalose respiratória e muitas vezes a hipoxemia, levando o paciente a necessitar de ventilação mecânica

ETIOLOGIA
FÍSICAS
• Queimaduras térmicas; vapor, objetos aquecidos, água quente, chama
• Queimaduras elétricas; corrente elétrica, raio,
• Queimaduras por radiação;sol, aparelhos de raios X, raios ultra-violetas, nucleares

QUÍMICAS; produtos químicos: ácidos, bases, álcool, gasolina, etc.
BIOLÓGICOS :animais: lagarta-de-fogo, água-viva, medusa, etc. e vegetais : o látex de certas plantas, urtiga, etc.

CLASSIFICAÇÃO DAS LESÕES
Determinar o grau da lesão é determinar a profundidade da queimadura (se atingiu epiderme, derme ou outros tecidos). Muitasvezes a diferenciação entre os graus de lesão pode ser difícil e o diagnóstico de certeza só pode ser realizado através de histopatologia do tecido.

Lesão de Primeiro Grau
Atinge a epiderme (camada mais externa) e não provoca alterações na hemodinâmica. Clinicamente caracteriza-se por eritema e dor local sem a presença de bolhas ou flictenas. Um bom exemplo é a queimadura solar.
Sinais...
tracking img