Queimados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fisioterapia Preventiva em Pacientes Queimados

A prevenção é a melhor forma de combater as queimaduras, uma vez que elas são resultado de um acidente o que torna possível evitá-los. Existem vários tipos de acidentes domésticos, aos quais estamos todos expostos, por falta de informação ou por alguma atitude mais negligente. Também no local de trabalho podemos estar expostos a acidentes, peloque existem medidas preventivas que devem ser tomadas, e legislação para ser cumprida.
Os acidentes que envolvem queimaduras deixam enumeras seqüelas permanentes, expõem os doentes a tratamentos dolorosos e demorados, e marcam as suas vidas de modo irreversível. Todos estão vulneráveis a acidentes, mas as crianças são aquelas que estão mais expostas ao perigo, dadas as suas curiosidades naturais,que as estimula a explorar o meio. Deste modo, para além das medidas simples de proteção que fazem com que o meio onde estamos se torne mais seguro.
As lesões por queimaduras estão entre os maiores problemas de saúde do mundo industrial. Além disso, estima-se que as lesões por queimaduras sejam responsáveis por 45.000 hospitalizações por ano, com metade sendo admitida em centros especializadosde tratamento de queimados e metade em outros tipos de estabelecimentos médicos.
Avanços médicos recentes têm reduzido de modo significativo o número de mortes decorrentes de queimaduras e melhorando o prognóstico e as habilidades funcionais dos pacientes sobreviventes. Como resultado da melhora no atendimento, tratamento e sobrevivência dos pacientes queimados, mais fisioterapeutas se tornamresponsáveis pelo tratamento desses pacientes durante uma porção significativa de sua reabilitação em outros locais além do centro de queimados do hospital.
O tratamento fisioterápico para pacientes queimados inclui recursos como: cinesioterapia, massoterapia e hidroterapia, indicados na reabilitação do paciente para manter as amplitudes de movimento (ADM), diminuir contraturas e aderênciascicatriciais; inclui também outros recursos como laser, ultra-som, que auxiliam no processo de cicatrização.


















1.0 Definição


A queimadura é a destruição permanente das proteínas dos tecidos por um agente externo, caracterizam-se em lesões coagulativas envolvendo diversas camadas do corpo (pele, tecido subcutâneo, músculo, etc...). Geralmente são causadas porcalor (líquidos quentes, chamas, objetos aquecidos), mas também podem ser causadas por substâncias químicas, como por eletricidade e por irradiação. Nas queimaduras mais profundas, a coagulação das proteínas causa morte celular. O tecido menos queimado apresenta uma área de estase com lacerações reversíveis, enquanto as queimaduras muito superficiais apresentam área de hiperemia com pequenocomprometimento celular.


1.1 Anatomia da pele e patologia da ferida de queimadura


A pele é o maior órgão do corpo humano, correspondendo a 15% do peso corporal. Sendo importante na regulação de temperatura. Consistem em duas camadas, a epiderme e a derme. A epiderme é a camada mais superficial, qual tem contato com o ambiente, é avascular, possuindo várias camadas, o extrato córneo, qualé impermeável e faz a proteção contra infecções, o extrato granuloso, responsável pela retenção de líquidos, e regulação do calor, o extrato espinhoso acrescenta uma proteção ao extrato basal, e o extrato basal realiza a regeneração das células da epiderme.
Já a Derme, é vascularizada, contem vasos sanguíneos, linfáticos, nervos, fibras elásticas, e de colágeno, os apêndices epidérmicos (ductossudoríparos, glândulas sebáceas, e folículos pilosos), sendo mais de 20 a 30 vezes mais espessa que a epiderme. Sendo subdividida em derme papilar superficial e a reticular profunda.
Entre a derme e a epiderme há uma interface conhecida como região das papilas, que consiste em várias cristas e vales epidérmicos e dérmicos que servem para aumentar a área de superfície entre a epiderme e a...
tracking img