Queimados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

“As lesões por queimadura estão entre os maiores problemas de saúde do mundo industrial. Nos Estados Unidos, mais de 1 milhão de pessoas sofrem queimaduras a cada ano (4,2/10.000), com cerca de 4.500 a 5.000 mortes relacionadas. Além disso, estima-se que as lesões por queimadura sejam responsáveis por 45.000 hospitalizações por ano, com metade sendo admitida em centrosespecializados de tratamento de queimados e metade em outros tipos de estabelecimentos médicos. Embora esses dados relatem a extensão do problema para os serviços de saúde”
(O’ Sullivan, Susan B.; Schmitz, Thomas J.; Fisioterapia Avaliação e Tratamento; 5ºedição ,Manole 2010).

A Fisioterapia em queimados permite-nos estudar a restauração máxima do movimento de um tecido celular da pele e com oobjectivo de proporcionar o máximo de conforto pós-queimadura.
Posto isto, organizamos o nosso trabalho seguindo estes objectivos: descrever a anatomia e a fisiologia da pele; “descrever a patologia, os sintomas e as sequelas das lesões por queimadura; explicar o tratamento a um paciente com profundidades e extensões diferentes de queimadura em relação ao atendimento médico, cirúrgico efisioterapêutico; identificar as consequências da formação de contraturas após uma lesão por queimadura e o tratamento dessa condição; identificar as abordagens de tratamento de uma cicatriz hipertrófica; fornecer a base teórica para o tipo de cuidados com a pele necessários após a cicatrização de uma ferida de queimadura; analisar e interpretar os dados dos pacientes, formular metas previstas e resultadosesperados e desenvolver um plano de atendimento para o estudo de caso apresentado. “
(O’ Sullivan, Susan B.; Schmitz, Thomas J.; Fisioterapia Avaliação e Tratamento; 5ºedição ,Manole 2010).

Anatomia e Fisiologia da pele
A pele recobre toda a superfície do corpo e é o seu maior órgão (Leila Blanes-2004). Segundo Montagu (1988), a pele é um tecido com uma variedade de célulasresistentes e robustas que protege os tecidos macios e moles do interior do corpo.
A pele é dividida em duas camadas distintas: a epiderme e a derme, firmemente unidas entre si. A epiderme é a camada mais externa, composta por três diferentes linhagens celulares: os queratinócitos, os melanócitos e as células de Langerhans. Organiza-se em camadas e, a medida que as mais superficiais sãoeliminadas, as camadas mais profundas são restauradas por divisão celular. É constituída por cinco camadas: germinativa, espinhosa, granulosa, lúcida e córnea.
A derme é uma espessa camada de tecido conjuntivo que se estende da epiderme até o tecido subcutâneo. Nesta camada situam-se os anexos da pele, muitos vasos sangüíneos, vasos linfáticos e nervos. Pode ser dividida em camada papilar, mais externa,e camada reticular, mais interna. A derme contém muitos tipos diferentes de células, incluindo fibroblastos e fibrócitos, macrófagos, mastócitos e leucócitos sangüíneos, particularmente neutrófilos, eosinófilos, linfócitos e monócitos.


Figua 2 - Anatomia da Pele - extraído do site: www.nursingcenter.com Baranoski S, Nursing Management 2001; 32(8):25-32.



Queimadura
As Queimadurassão lesões produzidas pelo calor ou pelo frio em suas diversas formas: líquidos aquecidos ou corrosivos, agentes químicos cáusticos, a corrente eléctrica, vapor aquecido, além do próprio fogo. Não esquecendo a possibilidade de serem produzidas por fricção.

Classificação das queimaduras
As queimaduras podem classificar-se quanto à sua profundidade, à extensão, à gravidade e quanto aosagentes causadores.

Quanto aos agentes causadores de uma queimadura, este podem ser de origem: Térmica (quando são causadas por gases, líquidos ou sólidos, quentes ou frios); químicas (quando são causadas por ácidos ou álcalis); eléctrica (quando, o corpo é utilizado como condutor da corrente eléctrica, causando queimaduras a nível cutâneo); por radiação (quando são causadas por raios...
tracking img