Queimadas no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Química

Queimadas no Brasil
As queimadas no Brasil cresceram muito nos últimos anos.Estatísticas revelam que existem cerca de 300.000 queimadas por ano, em todo o país, elasgeralmente ocorrem em áreas desmatadas e secas.
Mas muitas das vezes os incêndios florestais tem motivos econômicos, são provocadas para ampliar áreas para criação de gado ou culturas agrícolas.
A tambémos incêndios nas margens das rodovias, que são causadas por motores desregulados de caminhões e ônibus. E também os incêndios causados por descuido de pessoas tais como balões e tocos de cigarro.
Omonitoramento das queimadas no Brasil é feito pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) por meio de sensoriamento remoto por satélites.Os focos das queimadas se concentram na regiãoCentro-Oeste e em algumas partes das regiões Norte e Nordeste. E conforme dados do Instituto o Brasil é o líder em incêndios e queimadas entre os países da America Latina.
Os meses que ocorrem maisqueimadas é de Junho a Novembro, tendo os mais críticos agosto e setembro. No Nordeste,  a ocorrência é maior no período de outubro a janeiro, no Centro-Oeste e na região Amazônica os meses de julho a outubroOs estados que ocorrem com mais frequências as queimadas é no Mato Grosso e Pará, também havendo muitas ocorrências em Rondônia e Mato Grosso do Sul.
Desde o ano de 1500 quando os portugueseschegaram no Brasil, as queimadas foram se tornando constantes e intensas, deixando uma destruição total nas florestas, nas matas e no cerrado.
Em março de 1998, o Brasil assistiu a um dos maioresincêndios de sua história no distante estado de Roraima . Foram cerca de 40 mil quilômetros quadrados queimados. A principal suspeita para a tragédia foram as queimadas irregulares e não controladas. As áreasagrícolas queimadas foram um pouco mais de 2 mil quilômetros, enquanto o fogo se alastrava pelas florestas primárias, foram atingidas em 14 mil quilômetros as savanas e campinhas, comuns na...
tracking img