QUEIMA DE GORDURA E CATABOLISMO

862 palavras 4 páginas
QUEIMA DE GORDURA E CATABOLISMO (DUDU)

quanto mais seco mais frango!

Quando você perde peso muito rápido você potencializa não só as vias de degradação das gorduras, como também das proteínas (catabolismo). Isso obviamente acontece porque ao reduzir drasticamente as quantidades de carboidratos da dieta você diminui os níveis de insulina, o principal hormônio anabólico e anti-catabólico do organismo, enquanto favorece o estímulo dos hormônios catabólicos, como glucagon e cortisol, e também das catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) se aumenta a intensidade da atividade física visando perda de peso.

Os carboidratos essencialmente possuem um efeito poupador tanto de proteína como de gordura, isso significa que ao reduzir a quantidade de carboidratos na dieta você aumenta a degradação de proteínas e gorduras (principalmente), e se aumentar as quantidades de carboidrato você favorece tanto a síntese de proteínas (anabolismo muscular), como também a síntese de ácidos graxos (acúmulo de gordura), por isso é tão difícil crescer seco, e isso depende do metabolismo, do ambiente hormonal (uso de esteroides androgênicos por exemplo favorecem a síntese proteica e aumentam a queima de gordura pelo aumento do metabolismo) e da velocidade do processo.

Meu foco aqui é falar de como uma redução drástica nas calorias da dieta (carboidratos), e/ou um aumento grande da atividade física (exercício aeróbico), potencializam não só a queima de gordura, como também o catabolismo muscular. Ou seja, quanto mais rápida e grande a perda de gordura, pior para seus músculos!

As catecolaminas são secretadas pela medula adrenal em resposta à atividade física. Seus efeitos metabólicos são marcadamente degradativos, aumentando a quebra de glicogênio muscular e hepático (glicogenólise) e a degradação de triglicerídeos (gordura) do tecido adiposo. As catecolaminas atuam através dos receptores adrenérgicos alfa e beta (mesmo receptores de drogas como clembuterol, efedrina). Com a

Relacionados