Queijos dop

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Politécnico de Viseu
Escola Superior Agrária de Viseu

Queijo de cabra transmontana e queijo Holandês com Denominação de Origem Protegida (DOP)

Instituto Politécnico de Viseu
Escola Superior Agrária de Viseu

Queijo de cabra transmontana e queijo Holandês com Denominação de Origem Protegida (DOP)







Licenciatura em Engenharia Alimentar
3º Ano
Tecnologia dosleites

Índice
Resumo. 4
Introdução 5
Denominação de Origem Protegida 6
Queijo de cabra transmontano 7
Área geográfica abrangida. 8
Cabra Serrana 8
Materias primas e equipamentos utilizados e processo de fabrico 9
Os equipamentos utizados para o fabrico deste tipo de queijo 10
Processo de fabrico 10
Acondicionamento. 10
Conservação. 11
Certificação 11
Comercializaçao12
Rotulagem e marcação 12
Queijo Holandês com Denominação de Origem Protegida (DOP) 13
Processo de fabrico de Gouda 14
Conclusão 15
Bibliografia 16

Resumo.
Com este trabalho pretendemos conhecer o significado de queijo com Denominação de Origem Protegida (DOP).
Dentro dos queijos DOP, iremos abordar o queijo de cabra transmontano (DOP), fazendo referência a área geográfica abrangidapara a produção deste tipo de queijo, qual a raça do animal que faz a produção deste leite, assim como todas as matérias-primas envolvidas. Os equipamentos utilizados no processo de fabrico e da certificação e comercialização do queijo de cabra transmontano será também um tema a abordar.
Posteriormente, iremos fazer uma breve descrição de alguns queijos Holandeses com Denominação de OrigemProtegida

Introdução

Os queijos com o uso de Denominação de Origem Protegida obrigam a que o queijo seja produzido de acordo com as regras estipuladas no caderno de especificações, o qual inclui, designadamente, as condições de produção de leite, higiene da ordenha, conservação do leite e fabrico do produto. A rotulagem deve cumprir os requisitos da legislação em vigor, mencionando também aDenominação de Origem.
Queijo de cabra transmontano é um queijo português proveniente da região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Constitui denominação de origem protegida (DOP), de acordo com as normas da União Europeia.
Tal como o nome indica, este queijo é produzido com leite de cabra de raça serrana. O queijo de cabra transmontano de como características, uma pasta muito dura, de coresbranquiçada, apresentando alguns olhos. A coalhada é obtida usando coalho de origem animal. A maturação deste queijo dura no mínimo 60 dias, sendo os queijos lavados periodicamente durante esse processo.
A sua forma é cilíndrica, sem bordos definidos e baixa, apresentando diâmetros compreendidos entre os 12 e os 19 centímetros. O seu peso varia geralmente entre os 600 e os 900 gramas. A crosta é semidura,o aroma é forte e agradável e o seu sabor oferece normalmente um ligeiro travo picante.
O queijo de cabra transmontano é produzido nos concelhos de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Mogadouro, Murça, Torre de Moncorvo, Valpaços e Vila Flor.
Quanto aos queijos de origem holandesa, a Holanda éo país que mais queijo exporta no mundo, uma vez que o solo holandês é propício à criação de gado e naturalmente a produção de queijo tornou-se uma atividade importante.
Os queijos mais famosos da Holanda são o Edam, o Gouda e o Leyden.

Denominação de Origem Protegida

O que é?
Denominação de Origem Protegida (DOP)  são indicações geográficas definidas na legislação da União Europeia (UE) para proteger nomes das cozinhas regionais. A Lei,que vem sendo paulatinamente expandida para outros países da UE e não UE devido aos acordos bilaterais, certifica que apenas os produtos genuinamente originados em determinada região podem ser por eles comercializados e assim denominados. Essa Lei protege os nomes de vinhos, queijos, presuntos, embutidos (linguiças), azeites, cervejas, pães regionais, frutas e vegetais.
Na sua...
tracking img