Queda livre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)
DTC / CÂMPUS UMUARAMA
CURSO: TECNOLOGA EM CONSTRUÇÃO CIVIL
DISCIPLINA: FISICA APLICADA
PROF. Msc. CLEITON F. NASCIMENTO

RELATÓRIO 05:
QUEDA LIVRE

UMUARAMA-PR / 2011

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)
DTC / CÂMPUS UMUARAMA
CURSO: TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO CIVIL
DISCIPLINA: FISICA APLICADA
PROF. Msc. CLEITON F. NASCIMENTO

ACADÊMICOS:ROSIMERI APª ROCHA RA: 54107
ANTONIO DA SILVA ABADE RA: 53994
CRISTIANE AP. S. DA CRUZ RA: 54244
PAULO HENRRIQUE BARBANTI RA: 49742
MICHELI RA: 53561
DILSON CLAY RA: 49724
ARIANE MEDINO RA: 54879



RELATÓRIO 05:QUEDA LIVRE

Relatório apresentado a Universidade Estadual de Maringá / DTC / Campus de Umuarama no curso de Tecnologia de Construção Civil, oqual será utilizado como parte integrante na avaliação da disciplina de Física Aplicada.

UMUARAMA-PR / 2011


I. RELATÓRIO 05: QUEDA LIVRE

II. RESUMO
Quando dois corpos quaisquer são abandonados, no vácuo ou no ar com resistência desprezível, da mesma altura, o tempo de queda é o mesmo para ambos, mesmo que eles possuam pesos diferentes.
O movimento de queda livre, como já foi dito, éuma particularidade do movimento uniformemente variado. Sendo assim, trata-se de um movimento acelerado, fato esse que o próprio Galileu conseguiu provar. Esse movimento sofre a ação da aceleração da gravidade, aceleração essa que é representada por g e é variável para cada ponto da superfície da Terra. Porém para o estudo de Física, e desprezando a resistência do ar, seu valor é constante eaproximadamente igual a 9,8 m/s2.

III. INTRODUÇÃO E OBJETIVO DA EXPERIÊNCIA
Entre os diversos movimentos que ocorre na natureza, ouve sempre interesse no estudo do movimento de queda dos corpos próximos à superfície da terra.
Quando abandonado um objeto de uma determinada altura, pode-se verificar que, ao cair, sua velocidade aumenta. Daí pode-se dizer que o movimento em queda livre é acelerado.Ao lançar um objeto para cima, sua velocidade gradativamente diminuirá ate não ter mais movimento para cima. A partir daí esse mesmo objeto iniciará uma queda.
As características desses movimentos de subida e descida foi objeto de estudo desde tempos remotos. O filósofo Aristóteles (aproximadamente 300 a.C) acreditava que abandonando corpos leves e pesados de uma mesma altura, seus tempos dequeda não seriam iguais. Os corpos mais pesados teriam velocidade de queda maior que os mais leves. Mais tarde o físico Galileu Galilei (século XVII) adotou um método de estudo dos fenômenos da natureza baseado na experiência e na verificação, o qual discordava em muito com Aristóteles. Na experiência de soltar uma pedra e uma pena em queda livre, chega a uma imediata conclusão de que a pedra caimais rapidamente que a pena, como constatou Aristóteles. Isso ocorre devido ao deslocamento de ar que a pedra e a pena há que romper para que ocorra o movimento de queda. Efeito que é retardador da velocidade, diferenciando o tempo de queda de um e de outro. Porém esta resistência é dada em alguns objetos como a pena e outros corpos muito leve, e desprezível para outros mais pesados como uma pedra,uma esfera de metal ou até mesmo um pedaço de madeira, para estes, a queda em gravidade é simultânea como afirmado por Galileu.
O movimento em queda no vácuo ou no ar, quando a resistência do ar é desprezível, é denominado queda livre e o mesmo é acelerado pela força da gravidade. Com suas experiências, Galileu conseguiu verificar que o movimento é uniformemente acelerado. Isto é, durante aqueda, o corpo cai com aceleração constante. Esta aceleração é denominada aceleração da gravidade (g).
No presente relatório utilizar-se-á as equações: a) g=2y/t² para encontrar o valor da aceleração da gravidade; b)(980cm/s²) valor teórico,utilizado para calcular o desvio percentual para cada valor de g.

IV. MATERIAL UTILIZADO
Os materiais utilizados na experiência de lançamento de projeteis...
tracking img