Queda livre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundaria de Vila Real de Santo António
Relatório de Física e Química: Queda livre
Fundamentação teórica:
Chama-se queda livre ao movimento de um corpo em direcção a terra apenas sujeitoa atracão gravítica desprezando a resistência do ar.
A aceleração de um corpo devido a sua interacção gravítica (terrestre ou não) tem sempre a direcção da vertical do lugar e o sentido e sempreatractivo.
As duas leis que traduzem a queda livre de um corpo são:
Lei das Velocidades: v = g x t
Lei do Movimento: y = 12 x g x t2
A aceleração gravítica da terra e’ aproximadamente 9,81m/s2.  Aaceleração na Terra varia minimamente, devido a, principalmente, diferentes altitudes, variações na latitude e distribuição de massas do planeta.
Se um corpo esta em queda livre e parte com umavelocidade inicial de 0m/s2 esse corpo ira a cair com um movimento rectilíneo uniformemente acelerado (MRUA), num determinado lugar esta aceleração será igual para todos os corpos independentemente da suamassa.
Objectivo:
1. Calcular a aceleração gravítica de dois corpos de massa diferente
2. Comparar a aceleração obtida nos dois corpos e ver se e’ igual ou diferente
3. Comparar osvalores obtidos experimentalmente com o valor tabelado
Material: fita métrica, digitimetro, suporte universal, fios de ligação, fio de pesca, sensor de movimento, Garras, pequeno objecto e representar umatleta, clip.

Procedimento experimental:
1) Mediu-se com uma fita métrica a distancia a parte de cima do primeiro sensor de movimento a parte de cima do segundo sensor. (esta acção foirealizada por cada um dos membros do grupo e depois foram registrados os resultados de cada um dos membros)
2) Colocou-se no topo do suporte o objecto a representar o atleta, colocou-se o digitimetro azero e largamos o abjecto (esta acção foi realizada por cada um dos membros do grupo e depois foram registrados os resultados de cada um dos membros)
3) Realizou-se a mesma operação anterior só...
tracking img