Queda livre com centelhador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. OBJETIVOS

O objetivo do experimento é mostrar como a gravidade é influenciada com a velocidade. O corpo fique mais acelerado a medida que está descendo, então nesse experimento mostraremos a aceleração da gravidade realizado em um corpo que foi largado de uma altura h.

2. INTRODUÇÃO

A queda livre é um estudo particularizado do movimento uniformemente variado (MRUV). O movimento dequeda livre foi estudado primeiro por Aristóteles que afirmava que se duas pedras caíssem de uma mesma altura, a mais pesada atingiria o solo primeiro. Afirmação que foi aceita durante séculos tanto por ele quanto por seus seguidores, pois não tiveram a preocupação de verificar tal afirmação.
Séculos mais tarde, séc. XVII, um físico e astrônomo italiano chamado Galileu Galilei, introduziu ométodo experimental e acabou por descobrir que o que Aristóteles havia dito não se verificava na prática. Considerado o pai da experimentação, Galileu acreditava que qualquer afirmativa só poderia ser confirmada após a realização de experimentos e a sua comprovação.

No seu experimento mais famoso, Galileu, repetiu o feito de Aristóteles. Estando na Torre de Pisa, abandonou ao mesmo tempo esferasde mesmo peso e verificou que elas chegavam ao solo no mesmo instante. Ao realiza o experimento afirmou que a informação de que Aristóteles estava errado, ele percebeu que existia a ação de uma força que retardava o movimento do corpo. Assim sendo, lançou a hipótese de que o ar exercesse grande influência sobre a queda de corpos. Quando dois corpos quaisquer são abandonados, no vácuo ou no ar comresistência desprezível, da mesma altura, o tempo de queda é o mesmo para ambos, mesmo que eles possuam pesos diferentes.

O movimento de queda livre trata-se de um movimento acelerado, fato esse que o próprio Galileu conseguiu provar. Esse movimento sofre a ação da aceleração da gravidade, aceleração essa que é representada por g e é variável para cada ponto da superfície da Terra. Porém parao estudo de Física, e desprezando a resistência do ar, seu valor é constante e aproximadamente igual a 9,8 m/s2.

3. PROCEDIMENTOS
Inicialmente determinamos o tempo de queda livre, para 1,00m de queda, com o corpo partindo do repouso. Após definimos o número de registros que devem ser gerados pelo centelhador para adequada, nos diferentes períodos.
Ao ligar o centelhador selecionamos operíodo de 200 ms .Prendemos uma das fitas térmicas ao corpo de prova e posicione-o ao registrador. Seguramos a fita térmica por de trás do Painel, mantendo as mãos longe das partes metálicas e cabos do equipamento.
Em seguida pressionamos, e mantemos pressionado o botão de acionamento do Centelhador. Após, ainda com o centelhador acionado, liberamos a fita térmica deixando o corpo de prova cair. Aofinal da queda liberamos o botão de acionamento do centelhador. Colocamos a fita sobre a mesa e, com o auxílio de uma escala milimetrada, registramos os espaçamentos entre dois pontos consecutivos.
Em seguida mude a fixação esfera para a extremidade oposta da fita térmica e passe o intervalo do centelhador para 100ms, para repetir o experimento. Meça novamente os espaçamentos entre os pontosconsecutivos e registre as medidas na coluna 100ms. Trocamos as fita térmica e repetidos o experimento para o centelhador nos intervalos de 50ms e 25ms, registrando as medidas, novamente.

4. RESULTADO E DISCUSSÃO

Inicialmente foi determinado o tempo de queda livre, para 1,00m de queda, com o corpo partindo do repouso.O tempo de queda do corpo de prova foi de 0,082s.
Por meio da tabela1,pode-se observar que por através dos diferentes períodos do centelhador os registros vão diminuindo.

Período(ms) | #Marcações |
25 | 16 |
50 | 19 |
100 | 4 |
200 | 3 |
Tabela 1 - Números de registros gerados.

A tabela2 abaixo informa as distâncias entre os registros consecutivos e assim verificar que quanto maior o período maior é a distância entre os pontos. Nota-se também que os...
tracking img