quebratorot

414 palavras 2 páginas
Um pouco da historiado quebra torto

A região Centro Oeste compreendida por Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, foi fundada pelos bandeirantes, portanto, gastronomicamente,essa região recebeu grandes influências de paulistas e mineiros, além da influência dos grupos indígenas que ali habitavam, mas a culinária do Centro Oeste ficou bem caracterizada por conta dos ingredientes locais.
Além da influência interna, houve também a influência de portugueses, com os doces, e as dos países vizinhos, como Paraguai com as chipas e as sopas, e da Bolívia, com as saltenhas. Emais recentemente, durante a Revolução Farroupilha, o povo do Rio Grande do Sul migrou para a região estudada, levando o arroz carreteiro, que hoje é o carro chefe do “café quebra torto”.
O café quebratorto é um desjejum típico da região do pantanal, muito comum nas fazendas do Mato Grosso do Sul. Culturalmente, a origem desse nome se deu por conta do modo de vida dos peões, que tem o hábito dedormir em redes, sendo desconfortável para eles, e quando acordavam de madrugada diziam que era preciso comer muito, pois o estômago já estava torto de fome.
Sem condições de adquirir alimentos eprodutos de fora, os cuiabanos tiveram que consumir somente o que cultivavam durante a Guerra do Paraguai, entre os anos 1864 e 1870. Desse isolamento surgiram alguns pratos típicos da região, como a carnecom arroz e a carne com banana verde.

Curiosidades:

1. Você sabe o que é sopa Paraguaia?

Apesar do nome, ela é uma espécie de quiche de queijo. Sopa porque esta era a intenção inicial, porém foi esquecida no fogo até que secou todo o liquido tomando a textura de bolo. A Sopa paraguaia é um bolo salgado feito à base de milho, sendo bastante consumido na República do Paraguai. Quem conhece a história sabe que parte do Mato Grosso (agora Mato Grosso do Sul e Mato Grosso) era território paraguaio. Além disso, tais estados possuem hoje, dentro do Brasil, a maior quantidade de migrantes paraguaios radicados,

Relacionados