Quebra do equilibrio ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ALTERAÇÃO BIÓTICA
Em ecologia, chamam-se fatores bióticos todos os elementos causados pelos organismos em um ecossistema que condicionam as populações que o formam.
Por exemplo, a existência de uma espécie em número suficiente para assegurar a alimentação de outra condiciona a existência e a saúde desta última. Muitos dos fatores bióticos podem traduzir-se nas relações ecológicas que se podemobservar num ecossistema, tais como a predação, o parasitismo ou a competição.
Fatores bióticos:
produtores
macroconsumidores
microconsumidores

INTRODUÇÃO DE ESPÉCIE
Uma espécie introduzida ou exótica é uma espécie de organismo que vive fora da sua área de distribuição nativa que tenha sido acidental ou intencionalmente para aí levada pela atividade humana, podendo ou não ser prejudicialpara o ecossistema em que é introduzido. Algumas espécies danificam o ecossistema em que são introduzidas, enquanto outras podem afetar negativamente a agricultura e outros recursos naturais aproveitados pelo homem, ou afetar a saúde de animais e humanos. Uma espécie introduzida que produz alterações importantes na composição, estrutura e processos do ecossistema em que foi introduzida, pondo emrisco a diversidade biológica nativa, é chamada de espécie invasora.
Algumas vezes as introduções intencionais são ilegais, sendo feitas apenas para visar o interesse privado, mas também podem ser legítimas, visando beneficiar a população. Algumas vezes a introdução das espécies no ecossistema pode ser imperceptível para a população, pois a espécie introduzida passa a ser vista como espécienativa.2
No mundo atual a introdução dessas espécies tem sido muito facilitada, tendo como consequência a homogeneização das espécies por todo o planeta, sendo um dos motivos da perda da biodiversidade do planeta e de grande preocupação entre os biólogos.

ALTERAÇÃO ABIÓTICA
Abiótico ( A =não, bio = vida)
Em ecologia, denominam-se fatores abióticos todas as influências que os seres vivospossam receber em um ecossistema, derivadas de aspectos físicos, químicos ou físico-químicos do meio ambiente, tais como a luz, a temperatura, o vento, etc.
Fatores abióticos:
*substâncias inorgânicas - ciclos dos materiais *compostos orgânicos - ligam o biótico-abiótico *regime climático*temperatura *luz *pH*oxigênio e outros gases *humidade *solo

POLUIÇÃO SONORA

Poluição é uma palavra originada do latim, que significa manchar, poluir. São poluentes como substâncias, resíduos ou sons que estão em excesso no ambiente, causandodesconforto, doenças, estresse, diminuição da qualidade de vida, do ar, das águas, ou seja, do ambiente em geral, além de provocar sérias ameaças de extinção para os seres vivos.

O crescimento da população e, consequentemente, das indústrias, das cidades e do consumo, os avanços científicos e tecnológicos, geram poluição. Poluição de rios, lagos, mares, poluição do ar, afetando o clima e aumentando oíndice de doenças respiratórias, a poluição visual, com banners, faixas, outdoors, fotos e mensagens espalhadas em ônibus, nas ruas, sejam fixos ou ambulantes, estão nos principais pontos das cidades.

Os ouvidos, por serem também receptores das comunicações, são alvo de muita propaganda, além dos barulhos de carros, motos e ônibus, as conversas simultâneas, o telefone fixo e o celular. E,...
tracking img