Quebra de paradigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“Renuncia-se ao procedimento habitual, que consistia em desenvolver os esboços do verdadeiro no estúdio ,aplicando determinadas regras de composição e iluminação.” (pág 98)
Monet rompe com certosconceitos, segundo Argan, eliminando
Todos os intermediários entre ele e o objeto.”...não só as convenções de ateliê (perspectiva etc.), não só as nações habituais e o senso comum, mas também o tãocelebrado “sentimento da natureza”.(pág98)
“Monet, deixando de lado o sentimento e a sensibilidade, estabeleceu uma estrutura não só mais elástica, mas radicalmente nova. Seu salto é qualitativo,semelhante ao dos construtores que, empregando o ferro em vez de pedra, definem um espaço total e estruturamente diferente. (pag 99)
Para demonstrar a inovada maneira de Monet, escolhemos a obra:Regatas em Argenteuil (1872).
Conceitos dessa nova pintura:
Técnica:”Adota-se uma técnica rápida de toques, evitando fundir as cores na tela e misturar o branco e preto nas cores para formar o claro eo escuro.”(pag 98).
Cor espaço e representação:”Leva para a águao azul-celeste, os vermelhos, os verdes, os brancos das casas, das árvores , das velas...Monet fixou as notas de cores sem seperguntar a que tipo de objeto correspondiam.
Como os brancos insistentes das velas e seus reflexos, ele solucionou a profundidade num único plano: o espaço é profundo, a retina não. E a pintura não deverepresentar o que está diante dos olhos, e sim o que está na retina do pintor. Tampouco distingue entre as coisas e o ambiente espacial e luminoso em que se se encontram: as cores não são iluminadas, sãofatores luminosos, e portanto, os elementos construtivos do
quadro.
Expressionismo
Matisse
“A Origem comum é a tendência antiimpressionista que se gera no cerne do próprio Impressionismo,como conciência e superação de seu caráter essencialmente sensorial e que se manifesta no final do século XIX...” (Pag 227)
O Expressionismo se revela, segundo Argan, como expressão, um movimento do...
tracking img