Quebra de dormência da espécie solanum erianthum

511 palavras 3 páginas
Relatório técnico
Métodos de quebra de dormência
Ana Paula Gaspar
De 04/07/2012 à 08/2012

Quebra de dormência de Solanum erianthum

Introdução

A germinação ocorre quando as sementes estão maduras, e com condições ambientais adequadas. As condições básicas para a germinação das sementes são água, para algumas sementes, luz, oxigênio e temperatura.
Bewley & Black (1994) diz que a dormência de sementes é um processo que mesmo as sementes estando em condições favoráveis com umidade, temperatura, luz e oxigênio não germinam. Há três tipos de dormência em sementes: * Dormência por tegumento, que são sementes com a casca dura que restringe a entrada de água e oxigênio impedindo o crescimento do embrião; * Dormência no embrião, o embrião se encontra em estado de dormência e pode ser superada com choque térmico e luz; * Dormência por substâncias inibidoras são substâncias existente nas sementes que impedem sua germinação.
A espécie de estudo Solanum erianthum é conhecida como Covatinga, fumo-bravo e jurubeba-azul, segundo Rodrigues (1998) é uma espécie tipicamente pioneira e colonizadora, são nativas da América do sul, porém também ocorre na América Central. Seus frutos são bagas carnosas, produzidas o ano todo com intervalos de junho a agosto (Castellani 1986), e são consumidos por animais como morcegos, macacos e aves (Faria1995).
Segundo Castellani (1986), Solanum erianthum é a segunda espécie dominante na regeneração natural de uma área queimada.

Objetivo
Objetivo é obter informações sobre a germinação da semente solanum erianthum e determinar o melhor método para quebra de dormência.

O experimento foi montado no laboratório da Universidade Federal de São Carlos, no período de 04 de julho a 18 de agosto de 2012. As sementes vieram da Universidade de Sorocaba onde foi feito o mesmo experimento e não foi obtido resultado nenhum. As sementes foram desinfetadas com ácido muriático por 10 minutos e colocadas em um recipiente com agua e descartadas aquelas

Relacionados

  • Agrofloresta
    15203 palavras | 61 páginas
  • Proteçao florestal
    28945 palavras | 116 páginas
  • Prad
    21566 palavras | 87 páginas
  • plantas fungos vol1
    523561 palavras | 2095 páginas