Que cara tem o brasil?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
THATIANA C. CABRAL

QUE CARA TEM O BRASIL?

CABO FRIO, 2010
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
QUE CARA TEM O BRASIL?

THATIANA C. CABRAL

Trabalho realizado para avaliação da primeira prova (P1),
na disciplina de Comunicação e Formação Social Brasileira.
Professor: Guilherme Faria. Aluna: Thatiana C. Cabral(20101102986).
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA.

CABO FRIO, SETEMBRO, 2010SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................... 4
2. A ORIGEM DO CARNAVAL ................................................................................... 5
3. O CARNAVAL NO BRASIL .................................................................................... 7
4. SALVADOR, O CORAÇÃO DO MUNDO.............................................................. 8
5. A HISTÓRIA DO TRIO ELÉTRICO ........................................................................ 9
6. O PARALELO DA MÚSICA DO CARNAVAL DA BAHIA ................................. 11
7. UM BRASIL QUE NÃO É SÓ FESTA .................................................................... 13
8. REFERÊNCIA ARTÍSTICA..................................................................................... 14
9. CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................... 15
10. NOTAS .................................................................................................................... 16
11. BIBLIOGRAFIA.................................................................................................... 17

3
1. INTRODUÇÃO

O carnaval faz parte da cultura brasileira. A cultura sofre renovação e atualização, não sendo estanque e não se manifestando uniformemente em todos os grupos sociais.
Os festejos do Carnaval acontecem em várias partes do mundo. Suas origens remetem a tempos antes da era cristã, porém no Brasil suas proporções são marcantes emundialmente reconhecidas.
Este material tem como objetivo apresentar a história do Carnaval desde a sua origem até os dias atuais enfocando os eventos mais pertinentes na história do Brasil e da Bahia. Para isto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica, como também utilizou-se das memórias e recordações dos autores e das opiniões dos compositores, como: Fernanda Abreu, Ary Barroso, PedroFreire, Vinicius Cardoso (D’Black), Agenor de Miranda Araújo (Cazuza), Nega Gizza e Alex Pereira (MVBill).

4

2. A ORIGEM DO CARNAVAL

Existe uma divergência das principais referências consultadas a respeito da origem do carnaval. Segundo Xerez (s.d.), o Carnaval tem sua origem entre 605 e 527 a.C. com os cultos agrários da Grécia para comemorar a fertilidade e produtividade do solotão importante para o homem agrícola. Já Carnaval Salvador (s.d.) remete a uma festa com o nome de Saturnálias iniciada na Itália em homenagem a Saturno. Porém as fontes concordam que o Carnaval permaneceu desvinculado da Igreja Católica, portanto pagão, até 590 d.C.
O primeiro foco carnavalesco foi o Egito, onde cantava-se e dançava-se em volta de fogueiras, utilizando-se máscaras edisfarces. Xerez (s.d.) remete a este momento como uma primeira tentativa de quebra das barreiras sociais: “Os foliões usavam máscaras e disfarces simbolizando a inexistência de classes sociais.” (XEREZ, s.d.). Acredita-se que a separação da sociedade em classes favoreceu a utilização da festa como válvula de escape com uma conseqüente aproximação da festa do sexo e da bebida.
Em Roma também haviauma quebra da hierarquia social: escravos, filósofos e tribunos ¹ misturavam-se em praça pública. Segundo Carnaval Salvador (s.d.), é também nos domínios do Império Romano, no seu processo de expansão, que a festa ganhou maior animação. Mas foi a partir de Veneza que o Carnaval se difundiu para o mundo e agregou algumas das características atuais tais como máscaras, fantasias, carros alegóricos...
tracking img