Quatro elementos da administração

Planejamento

O planejamento consiste em relacionar todos os objetivos e metas organizacionais que a empresa pretende alcançar através dos recursos disponíveis por ela, visando sempre curtos elongos prazos afim de que as possibilidades de “falência” da organização não ocorra.
A função de planejamento é a mais importante de todas, pela abragência alcancada por ela e por envolver a solução deproblemas e tomadas de decisões. É através do planejamento que os empresários conseguem definir diversas vantagens e desvantagens, riscos de produção, oportunidades de mercados e melhorias continuaspara os processos da empresa e produtos.
Segundo Maximiano, o planejamento pode ser classificado em três tipos de acordo com a abrangência sobre a organização. A saber: planejamento estratégico,tático ou funcional, e planejamento operacional.
 Planejamento estratégico
Elaborado a nível institucional envolvendo toda a organização, definindo o porquê de sua existência, o que ela faz e como faz. Oplanejamento estratégico define como a empresa conseguira sobreviver em um mercado global e competitivo, através de análise constante sobre as diversas oportunidades e inovações.
 Planejamento táticoA realização desta atividade é feita pelo nível intermediário da empresa, entre a direção e o operacional, que são os gerentes, coordenadores, chefes de departamentos, eles coletam as informaçõesdefinidas pelo planejamento estratégico e transforma em produtos ou serviços através do gerenciamento e controle das atividades.
 Planejamento operacional
É a parte operacional das atividades, onde osfuncionários vendem sua mão de obra por um salário definido pelo nível estratégico e repassado pelo nível tático, eles são responsáveis por transformar a matéria-prima em produtos. É um planejamentofocado no curto prazo e na rotina assegurando que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização.
Organização
A organização na administração...