Quase deuses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
4-Como a questão do preconceito de cor foi colada no filme? Análise sob esse prisma as relações entre Dr.Blalock e Vivien Thomas.


O conflito racial está implícito no filme. A maioria dos negros aceitava a condição subserviente, pois os mesmos consideravam-se inferiores e incapazes, acomodados em uma tradição imposta pelos brancos. Fica bem claro na cena em Vivian sai da frente dos brancos,para que os mesmos passem, ele simplesmente os cumprimenta.
A amizade entre Vivien e o Dr.Blalock sempre foi marcada por uma relação de cumplicidade e desigualdade, Dr. Blalock percebe a inteligência e capacidade de Vivian para desenvolver e ajudar em suas pesquisas experimentais, mas mesmo sabendo da sua vontade de ser médico, o mesmo nunca se propôs a contribuir financeiramente para que Viviencursasse a universidade de medicina.
Em algumas cenas em que Vivien se rebela contra a passividade do Dr.Blalock diante do não reconhecimento do seu trabalho e remuneração justa, Dr.Blalock faz alguns ensaios de ajuda, porém muito mais movido por egoísmo, do que por perceber que Vivien merecia.
A paixão tanto de Dr.Blalock quanto de Vivian pela medicina é o elo forte nessa parceria, fazendo queo dois entre numa sintonia profissional, o qual nestes momentos tanto para o um quanto para o outro as questões de desigualdades ficavam em segundo plano.

5- O Filme possui um simbolismo que está presente em praticamente em todas as cenas. Em sua opinião qual a cena mais significativa? Explique por que.

Para mim o maior simbolismo é o avental branco que ambos usam, sendo que um médico brancoe o outro um negro e sem formação acadêmica, mas com competência para realizar uma cirurgia cardíaca.
A cena mais marcante é quando Vivian é chamado pelo Dr.Blalock para que o mesmo o oriente na condução da cirurgia cardíaca experimental, sendo que a referida técnica, bem como instrumentos foram desenvolvidos por Vivien. Uma bancada de médicos se faz presente para observar a cirurgia cardíaca .6- Faça um comentário crítico sobre o filme mostrando de que forma a histórica contribui para a realidade social, realidade essa com a qual o profissional da Assistência Social vai trabalhar ao longo de sua carreira.

O filme contribui para que possamos fazer um comparativo e entender as questões sociais próprias de cada época. No filme aparecem questões como: racismo, crisefinanceira, desemprego, questões trabalhistas e até religiosas. Dentro dessas questões, o profissional da Assistência Social, tem que fazer uma análise global dessa realidade, isto deve ser feito através de metodologias profissionais. O Assistente Social deve ter um olhar critico e observador. Deve acompanhar cenário mundial, regional e local, a fim de desenvolver meios de promover condições para amenizaressas disparidades sociais que sempre existiram e irão existir.






















1-O filme apresenta uma analise critica da sociedade americana dos anos 1930 até 1970. Quais os aspectos mais significativos que apontam para o processo de evolução social?


No filme mostra uma família negra, que tem um dos filhos que é um professor e outro que tem dinheiro guardadopara fazer medicina. Dentro deste contexto familiar, a um avanço na sociedade, uma vez que os avôs dos mesmos eram escravos.

O irmão de Vivian sempre muito ativista nas questões trabalhista e social, lutando para acabar com essas desigualdades. E cutucando Vivian por sua passividade perante o Dr. Black.
Esse período é marcado por lutas sobre o preconceito, racismo, lutas de classes, greves,passeatas, Martin Luther King é uma figura importante dentro deste cenário.

Há vários avanços no cenário social, como o papel da mulher na sociedade ,antes tida apenas como rainha do lar, preparada apenas para se casar e cuidar de uma casa ,sem muitos objetivos educacionais.Com a guerra às mulheres são obrigadas ,a saírem para o mercado de trabalho ,se tornando assim mais autônomas da sua...
tracking img