Quase deuses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS







RE-ROTEAMENTO RÁPIDO EM REDES MPLS
(MULTIPROTOCOL LABEL SWITCHING):
UM MÉTODO DE PROTEÇÃO DE MÚLTIPLOS SEGMENTOS













Salvador
2005
MARCOS GUIMARÃES FONSECA










RE-ROTEAMENTO RÁPIDO EM REDES MPLS
(MULTIPROTOCOL LABEL SWITCHING):
UM MÉTODO DE PROTEÇÃO DE MÚLTIPLOS SEGMENTOS








Dissertaçãoapresentada ao Curso de Mestrado Profissional em Redes de Computadores, Universidade Salvador – UNIFACS, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre.















Salvador
2005

AGRADECIMENTOS


Quero agradecer, em primeiro lugar, à minha família por seu exemplo de vida, pelo apoio, amor e dedicação sempre demonstrados. Tenho certeza de que sem eles não teria vencidoesta etapa. Também, como não poderia deixar no esquecimento, quero agradecer a Deus e aos irmãos de luz.
Registro, de forma singela, meus sinceros agradecimentos a todos os professores do Curso de Mestrado em Redes de Computadores da UNIFACS, em especial ao meu orientador professor Dr. José Augusto Suruagy Monteiro, pela atenção e disposição sempre demonstradas durante o andamento destetrabalho.
À direção da Fundação Visconde de Cairu, pela bolsa de estudo concedida.
Aos colegas de Mestrado, em especial a Messias Bittencourt Figueredo, que foi de grande importância para que eu pudesse alcançar meus objetivos neste trabalho.







RESUMO



Este trabalho tem como objetivo comparar os métodos de proteção de falhas em redes que utilizam a tecnologia de comutação de rótulosmultiprotocolo (MPLS - Multiprotocol Label Switching), como Proteção de Caminho Global (MPCG) e Proteção de Caminho Reverso (MPCR), implementados e testados no simulador de rede (NS - Network Simulator), com um novo Método de Proteção de Múltiplos Segmentos (MPMS) proposto por Dahai Xu, que ainda não tinha sido implementado no NS. As rotinas implementadas são compostas de procedimentos modificadosem TCL e scripts elaborados em Otcl, para a realização de testes das implementações realizadas.
Palavras Chave: MPLS, Engenharia de Tráfego, Proteção.

























ABSTRACT



This work aims at comparing the network failure protection methods that use Multiprotocol Label Switching (MPLS) technology, such Global Path Protection (MPCG) and Reverse PathProtection (MPCR) which have been already implemented and tested in the Network Simulator (NS), with a new protection method based on Multiple Segments proposed by Dahai XU, that hadn`t been implemented in NS. The implemented routines are composed by modified TCL functions and Otcl scripts, in order to execute the performed implementations of the tests.
Keywords: MPLS, Traffic Engineering,Protection.


























LISTA DE SIGLAS

CBR Roteamento baseado em restrições (Constraint Based Routing)
ATM Modo de transferência assíncrono (Asynchronous Transfer Mode)
ERB Base de informações para roteamento explícito (Explicit Route Information Base)
BGP Protocolo de gateway de borda (Border Gateway Protocol)
CR-LDP Roteamento restrito de LDP(Constraint-based Routing LDP)
CR-LSP Roteamento restrito de LSP (Constraint-based Routing LSP)
CSPF Caminho restrito mais curto primeiro (Constrained Shortest Path First)

1. INTRODUÇÃO

Os serviços baseados em rede IP, tais como presença virtual, redes privadas virtuais, vídeo e voz necessitam de níveis elevados de garantias de serviços confiáveis e utilizáveis para os clientes. Neste contexto, asconseqüências de uma falha na rede tornam-se mais pronunciadas.
As falhas eram, até recentemente, preocupação exclusiva de projetistas de sistemas críticos como aviões, sondas espaciais e controle industrial de tempo real. Com a espantosa popularização das redes de computadores fornecendo os mais variados serviços, aumentou-se a dependência tecnológica de uma grande parcela da população aos...
tracking img