Quase deuses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Filosofia

Quase Deuses

Ficha técnica

Título Original: Something the Lord Made
Ano de Lançamento (EUA): 2004
Direção: Joseph Sargent
Fonte: .www.adorocinema.com

Resumo do capítulo.

A ciência aspira pela objetividade ao tentar superar as conclusões subjetivas marcadas pela nossa sensibilidade ou idiossincrasias. Os cientistas trabalham com hipóteses testáveis quepodem ser submetidas à experimentação, de modo a serem confirmadas ou rejeitadas. Ou seja, a ciência é constituída por corpos de conhecimento organizado cujas investigações sistemáticas estão empiricamente fundamentadas pelo controle dos fatos.

As explicações científicas são formuladas em enunciados gerais, capazes de distinguir e separar certas propriedades e descobrir relações entreoutras, unificando um grande numero de fatos que pareciam dispares. A confiança total na ciência pressupõe apenas a racionalidade científica, como se ela fosse a única resposta às perguntas que fazemos.

O mito do especialista, fruto do cientificismo, tem como conseqüência a tecnocracia, segundo a qual apenas o técnico competente é capaz de decisão; ou seja, desse mito só pode concluir que “saber époder”. A ciência é um tipo de saber capaz de superar a subjetividade do próprio cientista e os preconceitos do senso comum. Em decorrência, muitos pensam que a ciência é um saber neutro, ou seja, que as pesquisas cientificas não sofre influencia social ou política e visam apenas ao conhecimento “puro” e desinteressado.

Ainda que seus procedimentos metodológicos busquem a objetividade, cabe aocientista a responsabilidade social de indagar sobre os fins a que se destinam suas descobertas, sem alegar isenção, uma vez que a produção cientifica não se realiza fora de um determinado contexto social e político.

Uma das funções da filosofia é analisar os fundamentos da ciência.Ela busca recuperar a visão de totalidade,fragmentada diante da multiplicidade das ciências particulares e davalorização do mundo dos especialistas.

Há diversas classificações das ciências, mas os ‘principais’ são : empíricas :dependem da experiência para que suas explicações sejam aceitas enquanto as não empíricas dela prescindem, tal como ocorre na lógica.

As ciências empíricas são divididas em humanas e ciências da natureza. As ciências humanas compreendem a sociologia, psicologia. A segundacompreende a física, a química.

Método das ciências experimentais: inicialmente apresenta-se um problema que desafia a inteligência humana, a partir dos problemas, o cientista elabora uma hipótese e estabelece as condições para seu controle a fim de confirmá-las ou não. Se não chegar a uma conclusão a partir da primeira suposição formulada, deverá repetir as experiências ou alterar inúmeras vezesas hipóteses. A conclusão é generalizada, ou seja, considerada válida não só para aquela situação, mas para outras similares.

Em tese, o método experimental se caracteriza pelas seguintes etapas: observação,hipótese, experimentação, generalização. Na pratica, o processo não se realiza necessariamente nessa ordem, podendo variar conforme as circunstancias.

O trabalho do cientista começadiante de um problema, que exige uma explicação. Observação e hipótese sempre se relacionam de maneira recíproca.

Algumas ciências oferecem possibilidade de controle mais rigoroso, por meio da experimentação.Diferente da observação, que se realiza de acordo com as condições apresentadas naturalmente, na experimentação os fenômenos são examinados em situação determinada pelo experimentador.Aexperimentação permite a repetição, a variação das experiências e a simplificação dos fenômenos, o que trona o controle da investigação mais rigoroso.

Caso uma hipótese seja refutada pela experiência, o trabalho deve ser recomeçado. Somente quando o resultado for positivo, será possível fazer generalizações ou formular leis pelas quais serão descritas as regularidades dos fenômenos.

A grande...
tracking img