Quanto custa um erp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Quanto Custa um ERP ?
 
São vários os fatores que definem o custo de um ERP.
Normalmente o fornecedor do ERP irá ofertar o valor-hora de consultoria e o valor para licenciamento do produto para implantação.
Para licenciamento existem opções de aquisição das licenças, de aluguel das licenças, de aquisição do direito de uso remoto (ASP) e de uso como serviço (Saas). Nas duas últimas aresponsabilidade pela infra-estrutura dos servidores do ERP fica completamente por conta do fornecedor.
As modalidades de aquisição de licenças mais comuns são: por usuários nomeados, por usuários concorrentes, por módulos e por quantidade de processadores do servidor.
Se o ERP for implantado em mais de uma empresa cada uma delas terá desembolso próprio para licenciamento.
As horas de consultoria e aduração em dias do projeto irão variar com a disponibilidade dos recursos envolvidos, o porte da empresa contratante, a complexidade dos processos e a quantidade de módulos a implantar.
Projetos fechados são aqueles em que o fabricante se compromete a realizar a implantação num número de horas específico. No caso de necessitarem de mais horas assumirão o custo. Sendo assim assumem o risco egeralmente nesta modalidade orçam um número de horas a mais como margem de segurança.
Projetos abertos são aqueles em que o fabricante apresenta uma previsão de horas. Caso sejam consumidas mais horas o custo será assumido pelo contratante. Nesta modalidade o valor orçado não necessita de margem de segurança, porém exige um maior acompanhamento gerencial por parte do contratante para evitar horas nãoprevistas.
Quanto maior a quantidade de usuários e de transações diárias do sistema, maior será o desembolso com licenciamento e com a infra-estrutura de tecnologia de informação e comunicação (TIC). O projeto de implantação terá uma etapa de sizing que será responsável pelo dimensionamento desta infra-estrutura.
O nível atual de informatização da empresa definirá a necessidade de atualização ouampliação do parque de máquinas e da rede.
A abrangência territorial da empresa revelará a necessidade de comunicação entre filiais para o compartilhamento de informações e exigirá a definição de quais serão os recursos compartilhados entre elas. Neste ponto a empresa poderá optar por hospedar seus servidores num datacenter, terceirizando a manutenção destes e garantindo qualidade edisponibilidade da aplicação.
A metodologia de implantação será fundamental no planejamento e na definição dos custos envolvidos. Por exemplo, será necessário um plano de comunicação para divulgar e informar sobre o ERP ? Será criado um plano de gestão de mudança ? Será criado um ponto único para os trabalhos ? Qual a duração da implantação ? A implantação será num projeto único ou em projetos menores de partedo módulos ou por filiais ? Haverá multiplicação dos conhecimentos ?
Um plano de comunicação pode sugerir um evento de abertura do projeto, um concurso para escolha do nome do projeto, um informativo periódico sobre o andamento do projeto, uma intranet para disponibilização da documentação do projeto e a divulgação de indicadores, enfim, uma maneira de comunicar e fazer com que todos, mesmoaqueles que não pertençam ao time principal do projeto, sintam-se envolvidos e comprometidos.
Empresas de maior porte poderão contratar uma consultoria para gerir a mudança. Entenderão a cultura da empresa, as principais expectativas e eventuais resistências que venham a surgir de maneira a garantir de tudo aconteça de maneira harmoniosa e positiva.
É comum a formação de um time de projeto contendorepresentantes de cada área funcional, analistas, gerentes e diretores. Durante o projeto este time irá trabalhar num local físico único o que poderá demandar despesas com transporte, estadia, alimentação e localização.
Nos casos de implementação descentralizada pode-se economizar com despesas de viagens dos funcionários, porém teremos um maior número de horas de consultoria.
Empresas com...
tracking img