Quantitativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS







DISCIPLINA: PESQUISA QUANTITATIVA
TRABALHO: TESTES DE CAPACIDADES FÍSICAS
PROFESSOR: JOSÉ MARQUES NOVO JR.
GRUPO: BRUNO NERES R.A: 411841
FABIANA GOUVÊA R.A: 383406
HENRIQUE SALLES
OLIVIA



Teste deAbdominal

Objetivo: Teste de R.M. L para Abdômen e Flexores de Quadril
Material: 01(um) colchonete, 01(cronometro) e espaço livre de obstáculos
Procedimento: O candidato testado deve deitar-se em decúbito dorsal (de costas) no colchonete, joelhos fletidos em 90 graus, planta dos pés tocando no solo, pés fixados no chão com a ajuda do avaliador e mãos no peito. Ele deve fazer a flexãoabdominal até encostar os cotovelos nos joelhos, voltando à posição inicial até que as omoplatas toquem o solo. O avaliador deve contar quantas vezes o indivíduo consegue executar este movimento em 1 minuto. O indivíduo pode descansar entre as repetições, caso não consiga executar ininterruptamente.
Número de tentativas: 03(três) será considerado a que melhor desempenho ele tiver
Tempo de execução:conforme a tabela

Banco de Wells

Objetivo: utilizado para medir a flexibilidade da parte posterior do tronco e pernas.
Material: um banco de 35 cm de altura e largura, 40 cm de comprimento com uma régua padrão na parte superior ultrapassando em 15 cm a superfície de apoio dos pés.
Procedimento: O indivíduo senta-se de frente para o banco, colocando os pés no apoio com os joelhosestendidos. Ergue os braços com as mãos sobrepostas, levando ambas para frente e empurrando o marcador para o mais distante possível na régua. É aconselhável realizar uns 3 movimentos antes do teste como aquecimento.Não devem ser feitos impulsos ou insistências. Para o teste, deve ser feita uma única execução máxima e o resultado deve ser anotado em centímetros.
Número de tentativas: Podem ser feitasvárias testagens do mesmo indivíduo ao longo do tempo, para avaliação e monitoramento da evolução de sua flexibilidade, ou a comparação com valores médios estatísticos.

MEDIDAS DA FORÇA MUSCULAR – Teste de impulsão horizontal

Objetivo: Medir indiretamente a força muscular de membros inferiores através do desempenho em se impulsionar horizontalmente.

Material: Fita métrica de metal ou tecidofixada ao solo, 1 esquadro de madeira e material para anotação.

Procedimento: O avaliado se coloca com os pés paralelos no ponto de partida (linha zero da fita métrica fixada ao solo). Através da voz de comando "Atenção!!! Já!!!" o avaliado deve saltar no sentido horizontal, com impulsão simultânea das pernas, objetivando atingir o ponto mais distante da fita métrica. É permitida a movimentaçãolivre de braços e tronco.
Serão realizadas três tentativas, registrando-se as marcas atingidas pela parte anterior do pé (ponta do pé) que mais se aproximar do ponto de partida; prevalecendo a que indicar a maior distância percorrida no plano horizontal.
Precauções: Invalidar o salto que for precedido de marcha, corrida, outro salto ou deslize após a queda.Dinamometria manual



Objetivo: aferição da força máxima voluntária de preensão manual.

Material: dinamômetro manual, cronômetro
Procedimento: recomenda-se que o avaliado esteja confortavelmente sentado, posicionado com o ombro aduzido, o cotovelo fletido a 90º, o antebraço em posição neutra e, por fim, a posição do punho pode variar de 0 a 30º de extensão. Quando estiver pronto osujeito aperta o dinamômetro com esforço isométrico máximo, que é mantido por cerca de 5 segundos. Nenhum outro movimento do corpo é permitido. O avaliado deve ser fortemente encorajado a dar um esforço máximo. A forma como o comando verbal é passada do avaliador também é um fator influente. Estudos sugerem que o uso de um volume mais alto de voz durante as instruções pode influenciar positivamente...
tracking img