1. Introdução
A importância econômica das rochas sedimentares está em suas reservas, denominados de póros, onde se encontram o petróleo, a água, o gás natural e o carvão mineral, asprincipais fontes de energia do mundo moderno.
O objetivo deste trabalho é determinar o percentual de porosidade de rochas sedimentares em lâminas petrográficas utilizando dois métodos.2. Metodologia
Um dos métodos utilizados para determinar o percentual de poros das rochas sedimentares é manual, de contagem ponto-a-ponto de poros e grãos presentes na lâminapetrográfica onde foi utilizada uma lâmina petrográfica com auxílio de microscópio petrográfico.
O segundo método utilizado foi das técnicas de processamento digital de imagens de doissoftwares de algoritmos diferentes. O processamento digital de imagens foi realizado a partir de uma foto-mosaico da lâmina que passou por um processo de segmentação e classificação da fotomicrografia por softwares como Envi e Ilwis, com a determinação dos valores de porosidade.

3. Resultados e discussão
Os resultados permitirão a comparação estatística de quatro valorespara porosidade da mesma lâmina, a saber: dois valores obtidos a partir da contagem manual realizada por duas pessoas diferentes, e outros dois valores determinados por processamento digitalde imagens, obtidos a partir dos algoritmos de cada software.
Será possível determinar a técnica mais adequada para a determinação de porosidade em rochas siliclásticas.

4.Conclusões
Conclui-se que ambos os procedimentos de quantificação de porosidade em rochas são viáveis. O primeiro método é mais simples que o segundo, porém mais demorado. O método com imagensdigitais, é necessário passar por métodos de segmentação, subdividindo a imagem e transformando-a em binária, e pela classificação do software, um processo que leva até três minutos. [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Quantificação de porosidade em rochas siliciclásticas a partir de técnicas de contagem e de processamento de imagens. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quantifica%C3%A7%C3%A3o-De-Porosidade-Em-Rochas-Silicicl%C3%A1sticas/96958.html

MLA

"Quantificação de porosidade em rochas siliciclásticas a partir de técnicas de contagem e de processamento de imagens" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quantifica%C3%A7%C3%A3o-De-Porosidade-Em-Rochas-Silicicl%C3%A1sticas/96958.html>.

MLA 7

"Quantificação de porosidade em rochas siliciclásticas a partir de técnicas de contagem e de processamento de imagens." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quantifica%C3%A7%C3%A3o-De-Porosidade-Em-Rochas-Silicicl%C3%A1sticas/96958.html>.

CHICAGO

"Quantificação de porosidade em rochas siliciclásticas a partir de técnicas de contagem e de processamento de imagens." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quantifica%C3%A7%C3%A3o-De-Porosidade-Em-Rochas-Silicicl%C3%A1sticas/96958.html.