Quantificação de porosidade em rochas siliciclásticas a partir de técnicas de contagem e de processamento de imagens

288 palavras 2 páginas
1. Introdução A importância econômica das rochas sedimentares está em suas reservas, denominados de póros, onde se encontram o petróleo, a água, o gás natural e o carvão mineral, as principais fontes de energia do mundo moderno. O objetivo deste trabalho é determinar o percentual de porosidade de rochas sedimentares em lâminas petrográficas utilizando dois métodos.

2. Metodologia Um dos métodos utilizados para determinar o percentual de poros das rochas sedimentares é manual, de contagem ponto-a-ponto de poros e grãos presentes na lâmina petrográfica onde foi utilizada uma lâmina petrográfica com auxílio de microscópio petrográfico. O segundo método utilizado foi das técnicas de processamento digital de imagens de dois softwares de algoritmos diferentes. O processamento digital de imagens foi realizado a partir de uma foto-mosaico da lâmina que passou por um processo de segmentação e classificação da foto micrografia por softwares como Envi e Ilwis, com a determinação dos valores de porosidade.

3. Resultados e discussão
Os resultados permitirão a comparação estatística de quatro valores para porosidade da mesma lâmina, a saber: dois valores obtidos a partir da contagem manual realizada por duas pessoas diferentes, e outros dois valores determinados por processamento digital de imagens, obtidos a partir dos algoritmos de cada software.
Será possível determinar a técnica mais adequada para a determinação de porosidade em rochas siliclásticas.

4. Conclusões Conclui-se que ambos os procedimentos de quantificação de porosidade em rochas são viáveis. O primeiro método é mais simples que o segundo, porém mais demorado. O método com imagens digitais, é necessário passar por métodos de segmentação, subdividindo a imagem e transformando-a em binária, e pela classificação do software, um processo que leva até três

Relacionados

  • Técnicas aplicadas ao estudo de proveniência.
    28825 palavras | 116 páginas
  • 8 GEOLOGIA DA REGI O SUDESTE
    90737 palavras | 363 páginas
  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas