QUANDO O JOGO ELTRÔNICO VIRA ARTE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O “GAME ART”.

4777 palavras 20 páginas
3422

QUANDO O JOGO ELTRÔNICO VIRA ARTE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
SOBRE O “GAME ART”.

Débora da Rocha Gaspar - UB / CA-UFSC
Fernando Herraiz Garcia - UB
Resumo
Este artigo é parte integrante de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida para compor o mapa conceitual de uma tese de doutorado que aborda os modos de relacionamento de crianças em idade escolar com os jogos eletrônicos artísticos, denominados como
GAME ART. Assim, apresenta-se um panorama desta forma de arte digital que vem se destacando no cenário da arte contemporânea nos últimos anos, por apropriar-se de uma linguagem interativa, inicialmente voltada ao puro deleite do entretenimento – o jogo eletrônico.
Palavras-chave: jogos eletrônicos; poéticas artísticas; game art.

Resumen
Este artículo es parte integrante de una investigación bibliográfica desarrollada para componer el mapa conceptual de una tesis doctoral aborda los modos de relacionarse de los niños y niñas en edad escolar con los videojuegos artísticos, denominados
GAME ART. De esta forma, presentase un panorama de esta forma de arte digital que viene destacándose en los últimos años en el escenario del arte contemporáneo, por apropiarse de un lenguaje interactivo, en principio direccionada al puro deleite del entretenimiento, el videojuego.
Palabras clave: videojuegos, poéticas artísticas, game art.

Jogos eletrônicos e sua linguagem interativa
Ao observar o universo contextual de crianças e adolescentes na escola, percebeu-se a grande influência dos videogames em suas vidas, em suas escolhas de lazer, consumo e visão de mundo. Assim, ao investigar sobre os videogames nas aulas de Artes na escola, viu-se a importância de conhecer não apenas os produtos gerados pelas indústrias desde mercado em ascensão, mas ir além, e encontrar na arte outros discursos oriundos desta mesma linguagem.

3423

O videogame possui uma linguagem sincrética como a audiovisual, no entanto, conta com uma característica ainda mais

Relacionados