Qualquer coisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chipset
http://www.clubedohardware.com.br/printpage/Tudo-o-Que-Voce-Precisa-Saber-Sobre-Chipsets/568
http://mesonpi.cat.cbpf.br/naj/hardwaref.pdf
 http://www.tecmundo.com.br/memoria/1402-o-que-e-chipset-.htm#ixzz2RJBdFZOz

Chipset
Um chipset é um grupo de circuitos integrados ou chips, que são projetados para trabalhar em conjunto e que são geralmentecomercializados como um produto único.
Chipset são circuitos de apoio ao processador (este sozinho não consegue controlar todofuncionamento da placa-mãe) que gerência praticamente todo funcionamento da placa mãe (controle de memória cache, DRAM, controle do buffer de dados, interface com a CPU, etc). Éresponsável pelas informações necessárias ao reconhecimento de hardware (armazenadas nasuamemória ROM).
-------------------------------------------------
Características
O chipset é um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe, dividindo-se entre "ponte norte" ( controlador de memória, alta velocidade) e "ponte sul" ( controlador de periféricos, baixa velocidade). A ponte norte faz a comunicação do processador com as memórias, e em outros casos com os barramentos de altavelocidade AGP e PCI Express. Já a ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial, os barramentos PCI e ISA,mas que já não é usado mais em placas-mãe modernas.
Muitas vezes, como em algumas implementações de controladores para processadores AMD K8 (Athlon 64 e Athlon X2, nos quais o controlador de memória está embutido no processador), as duas pontes(bridges) são substituídas por um único chip, o que reduz custos para os fabricantes.
O chipset é quem define, entre outras coisas, a quantidade máxima de memória RAM que uma placa-mãe pode ter, o tipo de memória que pode ser usada (SDRAM, DDR-SDRAM, Rambus, etc.), a freqüência máxima das memórias e do processador e o padrão de discos rígidos aceitos (UDMA/33, UDMA/66, etc.).
As marcas de placas-mãemais conhecidas são Asus, ASRock, Abit, Soyo, Epox, Zida/Tomato, Pcchips, QDI, ECS, FIC, Tyan, Biostar, Soltek, Phitronics, Gigabyte Technology, Intel, foxconn, entre outras. É muito comum confundir a marca da placa-mãe com a marca do chipset. Por exemplo, pelo fato de uma placa-mãe usar chipset SiS, isto não significa que a placa foi produzida por essa empresa, pois a SiS fabrica apenas oscircuitos usados por motherboards, mas não fabrica placas, algumas pessoas também confundem a marca do processador com a da placa mãe. Por exemplo, uma placa mãe que use um processador Intel pode não ter sido fabricada pela Intel apesar da empresa também fabricar placas-mãe, muitas outras empresas também fazem placas que utilizam os processadores Intel como uma das placas mais conhecidas e utilizadasque é a ASUS a marca da placa mãe é ASUS porém existem processadores de outras marcas que servem nessa placa como o proprio Intel ou AMD.
Muitas vezes, ocorre de nos depararmos com placas aparentemente "sem marca" sendo vendidas no mercado. Na realidade estas placas têm marca, mas possivelmente o vendedor a desconhece e algumas vezes são falsificações. Para descobrir a marca de uma placa-mãe, vocêpode usar programas como o CTBios e o Hwinfo. Podemos classificar placas-mãe de acordo com o soquete (soquete 370, soquete A, soquete 478, etc.), o seu chipset, ou seja, com o conjunto de circuitos da placa-mãe, além do tamanho do cache de memória externo, se a motherboardfor do tipo socket 7 .
Funcionamento do Chipset em uma placa-mãe
A arquitetura da placa-mãe depende do tipo de chipsetspresente nesta. Entender o seufuncionamento e a sua importância, tornará melhor a compreensão do funcionamento do seu microcomputador. O chipset é formado basicamente por três tipos de circuitos integrados:
Controlador de sistema (também chamada ponte norte): é o circuito mais importante do chipset e o desempenho da placa-mãeesta intimamente ligado a ele. É composto de: integrados,controlador de...
tracking img