Quality of service

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Introdução
Este trabalho visa explanar de forma rasa e simples, a qualidade de serviço, desde a sua definição e significado, até os seus aspectos técnicos mais evidentes. Também foramapresentados exemplos de aplicações que utilizam a qualidade de serviço.

1 - Definição
A definição de QoS, segundo Behrouz A. Forouzan (2006, p. 568) "[...] é uma questão muito mais discutida do quedefinida. Podemos definir informalmente a QoS como uma medida do desempenho de um sistema de transmissão que reflete a sua qualidade de transmissão e a disponibilidade do serviço".
Já o autor AndrewTanenbaum prefere definir QoS de uma forma mais técnica, explicando que:
"[...] Uma seqüência de pacotes desde uma origem até um destino é chamada fluxo. Em uma rede orientada a conexões, todos ospacotes que pertencem a um fluxo seguem a mesma rota; em uma rede sem conexões, eles podem seguir rotas diferentes. As necessidades de cada fluxo podem ser caracterizadas por quatro parâmetros principais:confiabilidade, retardo, flutuação e largura de banda. Juntos, esses parâmetros definem a QoS (Quality of Service — qualidade de serviço) que o fluxo exige" (TANENBAUM, 2003, p. 307)
2 -Características Técnicas
Segundo L. Soares (1995, p. 343) "[...] A qualidade de serviço pode ser caracterizada por uma série de parâmetros específicos (parâmetros QoS)". Soares cita então algunsparâmetros, tais como "[...] o retardo no estabelecimento da conexão, o retardo no encerramento da conexão, a probabilidade de falha no estabelecimento da conexão, a probabilidade de falha na liberação daconexão, a vazão em cada sentido da conexão, o retardo de transferência médio, o retardo de transferência máximo, a variação estatística do retardo, a taxa de erro, a probabilidade de queda de uma conexão[...]".
Já os autores Tanenbaum e Forouzan, concordam em citar apenas os quatro principais parâmetros do QoS, que são: confiabilidade, retardo (ou atraso), flutuação (ou jitter) e largura de...
tracking img