Quality function deployment (qfd)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO – QFD

O QUE É? Técnica/Modelo para a transformação da “linguagem do mercado” na “linguagem técnica”; Rede de “Objectivos”, “Estratégias” e “Medidas”.

O QUE SIGNIFICA?QFD – Quality Function Deployment; QFD – Desenvolvimento da Função (ou das características da) Qualidade.

QUANDO SE APLICA? Antes de “evento”, i.é, antes de realização da: -Concepção/Projecto; - Desenvolvimento/Modificação/Nova aplicação. Para a melhoria (contínua) da Qualidade.

QUAIS OS OBJECTIVOS? Descobrir e concretizar os desejos dos clientes, considerandoa concorrência; Identificar os riscos e as características importantes/criticas; Documentar a análise.

COMO SURGIU? Na indústria: Anos 70 – Mitsubishi Anos 80 – Ford Anos 90 –Grande nº de sectores industriais … Serviços incluindo os públicos

QUEM O ELABORA? Equipas multidisciplinares de especialistas (das diversas áreas) com experiência no assunto emanálise e que entendem as necessidades do cliente. Deve incluir um Moderador, podendo ser interno ou externos.

C. Moura

P. 1 de 2

RESUMO – QFD COMO SE CONSTROI UM QFD? Passar doOBJECTIVO: “O que é que os clientes pretendem?” Para as ESTRATÉGIA E MEDIDAS: “Como concretizar as necessidades dos clientes?”

Em 1 + 4 fases:

Fase 0: Necessidades do cliente(Modelo de Kano e técnicas de ocultação de mercado)

Fase 1: Planeamento Conceptual (preenchimento da 1ª Casa da Qualidade – ver exemplo anexo)

Fase 2: Planeamento por Partes

Fase3: Planeamento do Processo

Fase 4: Planeamento do Procedimento

A GESTÃO E O QFD! Para garantir a eficácia do QFD, a Gestão deve comprometer-se com: O envolvimento de todos noplaneamento dos Produtos e Processos; A qualidade como 1º objectivo; A focalização permanente no cliente interno e externo; A melhoria contínua.

C. Moura

P. 2 de 2

tracking img