Qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
É possível, sim, implantar Gestão por Competências em toda a Organização e em todas as suas funções até mesmo as mais simples independente de tamanho ou do número de colabores e, ainda com recursos financeiros acessíveis.
Implantar Gestão por Competências em todos os níveis de funções em uma empresa não é “dar pérola aos porcos” como diz o ditado , muito pelo contrário. De que adianta umaexcelente ideia se ela não for executada ou , ainda, se não for bem executada? Muitas vezes, é a visão daquela singela pessoa que está lá na linha de monta gem que pode retratar a realidade e a possibilidade de melhorar um produto ou ainda de expressar uma situação de relacionamento não adequada e que pode ser melhorada. Isso é “ver também com olhos dela”, que é parte do corpo da empresa, o quesignifica flexibilidade, foco para o cliente, foco em resultados e outras competências. É a oportunidade de ela expressar sua criatividade, iniciativa, pro atividade. E quanto custa isso? Nada, a não ser ouvi-la. Quantos de nós já ouvimos a expressão de alguns executivos: “Quando não sabemos o que fazer, devemos ouvir a peãozada.” É a realidade. É o operador de Telemarketing que esta com o cliente láno telefone, não é o gerente ou o diretor da empresa. Gestão por competência deve ser um processo participativo onde todos devem colaborar. É por isso que deve ser levada a todas as funções da empresa. Os capitulo 5 e 6 trazem duas metodologia que permite esse envolvimento e mostra o passo a passo de como mapear as competências. Mas até lá temos muito trabalho. Agora, vamos apresentar uma visãogeral das etapas para implantar Gestão por Competência.

Etapas da implantação
1. Sensibilizar
2. Definir as Competências Organizacionis
3. Definir as Competências de cada função.
4. Indentificar as Competências dos colaboradores
5. Desenvolver os Colaboradores.
6. Acomanhar Evolução/ Gestão por Competencias.
As etapas 2, 3, 4 e 6 serão trabalhadas com profundidade nestelivro; para as demais apresentaremos diretrizes para sua aplicação.

1. Sensibilizar
Todas as etapas para implantação de Gestão por Competência são importantes mas essa etapa é o princípio de todo o processo. Se não for bem-sucedida certamente o projeto não será concluído.
Na sensibilização, é necessário apresentar os motivos da necessidade da implantação de Gestão por Competências emtoda a organização. O desafio é falar aos diferentes setores com linguagens que eles entendam. A dica, então, é falar a linguagem que o cliente entenda.
Mas falar o quê?
Falar o que é competência, para que implantá-la, qual o objetivo da implantação, o que conquistaremos (note que mencionei “conquistaremos” e não o que a empresa irá conquistar, pois é necessário o envolvimento de todos noprocesso). Para isso, use recursos visuais, palestras, cartazes, faça uso do endomarketing (que é o markenting interno, dentro da organização). Aqui, você precisa motivar as pessoas, fazer com que elas comprem a idéia. Elas precisam sentir que é um recurso de desenvolvimento das pessoas e que irão participar da construção.
2. Definir as Competências Organizacionais
Nessa etapa do processo, serãodefinidas as competências de que a organização precisa para trabalhar alinhada com Missão, Visão, Valores e Estratégia, o MVVE.
Na metodologia tradicional de definição das Competências Organizacionais, analisando o MVVE da empresa em conjunto com os erros e acertos que a empresa teve nos últimos anos, definem-se as competências de que a empresa precisa. Esse é um formato válido, porém sua técnica ecomprovação são difíceis de serem explicadas em livros, por se tratar de um método totalmente subjetivo. Requer grande experiência do condutor do projeto ,que ,geralmente, é uma consultoria externa. Consequentemente, é uma metodologia que requer investimentos financeiros altos, em função da experiência do consultor. Vários autores ao escreverem sobre competências acabam tratando, de forma indireta...
tracking img