Qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Orientações para o Curriculum Vitae

Professora Maria Sara de Lima Dias[1]

O objetivo desta é proporcionar orientações para a elaboração do currículo, documento cuja finalidade é auxiliar a apresentação pessoal do candidato a uma vaga, de forma a mostrar adequadamente o perfil do profissional ao mercado de trabalho. Visa fornecer orientações para capacitar o jovem que pretendeingressar no mercado de trabalho a produzir um texto coerente com dados e informações a respeito da escolaridade, características pessoais, experiências e planos de trabalho ao mesmo tempo em que descreve a capacidade de crescimento e desenvolvendo da trajetória profissional já durante o período acadêmico de forma a provocar o interesse da empresa pelo potencial candidato e que este interesse culmine emacordo de futuros estágios, programas trainees, ou iniciantes no contrato do trabalho.
A palavra currículo significa conjunto de dados biográficos e profissionais de um candidato a emprego (Ximennes, 2000) já a expressão curriculum vitae é de origem latina significando curso de vida. Conjunto de indicações relativas ao nome, idade, estado civil, situação, estudos, diplomas, obras publicadase outras atividades, exame, concurso, etc. (Delta Larouse, 1972). Sintetizando: é o documento que fornece uma visão ampla e geral da trajetória acadêmica e profissional do estudante candidato a um cargo.
O currículo, portanto é o instrumento que permite à empresa e ao selecionador entrar em contato com o candidato. Por isso deve apresentar as informações de forma clara, precisa, concisa ecoerente. Procure limitar o currículo em uma ou em até duas páginas, pois muito extenso, torna-se cansativo para o selecionador tanto na leitura quanto na busca das informações necessárias.
Segundo Chiavenato (1997) o currículo representa o relatório geral a respeito das qualificações, experiências, conhecimentos e habilidades oferecidas pelo candidato ao emprego. De qualquer forma,portanto é o meio através do qual o aluno, futuro candidato ao emprego, pode provocar o interesse das empresas relatando claramente suas qualificações, experiências, conhecimentos e interesses pela oportunidade de trabalho a qual se candidata.
Apesar da impressão de falta de espaço para narrar toda a sua trajetória acadêmica o currículo mesmo limitado deve permitir de certa forma ressaltar osprincipais resultados em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais que conseguiu adquirir e desenvolver durante sua permanência na universidade. Existem alguns pontos que devem ser considerados antecipadamente na elaboração do currículo são eles:
• O primeiro ponto é considerar quais são as exigências, requisitos, qualificações e competências do perfil do cargodesejado, que devem estar bem explicitados nos anúncios e nas fontes de recrutamento, quais os passos para se inscrever e participar do processo seletivo.
• O segundo ponto é buscar informações sobre a empresa e a cultura organizacional a qual pretende se candidatar. Antes de elaborar seu CV, conheça bem a empresa na qual busca uma oportunidade, em que épocas estão contratando, quando abrem osprogramas, para não perder os prazos de inscrição. Estando atento a qual a melhor fonte de envio de seu CV, sites, Internet, banco de dados ou agências.
• O terceiro é ponto é o de conhecer a si mesmo as suas competências, habilidades e atitudes, qual é o seu diferencial seu perfil profissional. Em que tipo de ambiente gostaria de trabalhar, e em que atividade e área. Como foi ou estásendo sua trajetória acadêmica, quais as áreas de seu interesse e porque existe este interesse. Qual a melhor forma de apresentar suas competências ao mercado de trabalho.

Considere previamente na redação de seu currículo estes aspectos acima descritos para dar uma idéia ao mesmo tempo abrangente das qualificações do candidato. Existem algumas funções que um currículo deve ter:
1....
tracking img