Qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE NA FABRICAÇÃO DE COSMÉTICOS






RESUMO


Percebe-se que as empresas estão muito preocupadas com a qualidade de seus produtos. E neste mercador atual o cosmético vem ganhando seu espaço por serem produtos de boa qualidade e que dão bons resultados aos cabelos e pele.
A indústria de cosméticos não para de crescer no país, mesmo com acrise o setor cresceu e fatura bilhões. Graças ao aumento do poder aquisitivo das classes C e D, o Brasil agora ocupa a posição de segundo maior consumidor mundial de produtos de beleza.
Este trabalho tem o objetivo de abordar os procedimentos de Qualidade dentro de uma indústria de cosméticos e o gerenciamento de todo processo produtivo.
Os requisitos da Qualidade adotados pelaEmpresa gerarão procedimentos específicos para cada atividade relacionada com a Qualidade dos produtos e serviços.
Esses procedimentos precisarão ser elaborados de forma padronizada, traduzindo exatamente como a empresa trabalha.
Para garantir esta qualidade devemos nos assegurar da pureza da matéria-prima, qualidade, segurança e eficácia dos produtos.
Os responsáveis técnicos sãoresponsáveis pela aprovação/rejeição do produto final, pela coordenação, validação de processos, validação de limpeza, calibração, qualificação de equipamentos e de instrumentos analíticos, além de avaliar e acompanhar a execução dos programas de treinamento listados no Manual de Boas Pratica de Fabricação. Os mesmos têm que participar da qualificação e certificação de fornecedores de materiais eequipamentos e dos fabricantes terceirizados. Responder também pelos sistemas de desvios de qualidade, auditorias internas e externas, controle de mudanças, dúvidas e reclamações de mercado, avaliar e arquivar os documentos e registros.
Além disso, surge a necessidade de revisão dos procedimentos na medida em que ocorram alterações nos trabalhos executados buscando o aperfeiçoamentocontínuo dos processos.




PALAVRAS-CHAVE: Gerenciamento da Qualidade. Fabricação de Cosméticos. Resolução.


1- INTRODUÇÃO


As empresas Cosméticas são regulamentadas pela ANVISA, ela tem o papel institucional de promover e proteger a saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilânciasanitária, incluindo os cosméticos. Assim, a legislação brasileira estabelece padrões de qualidade para produtos cosméticos e institui, entre outras normas, as Boas Práticas de Fabricação.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), atraves da Resolução nº 79 de 28/08/200 pode se defirnir os cosméticos como produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, são preparaçõesconstituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência ou corrigir odores corporais ou protegê-los ou mantê-los em bom estado.
São classificado deacordo com RDC 211, de julho de 2005, em Produtos Grau 1: de higiene pessoal cosméticos e perfumes cuja formulação cumpre com a definição adotada no item 1 do Anexo I desta Resolução e que se caracterizam por possuírem propriedades básicas ou elementares, cuja comprovação não seja inicialmente necessária e não requeiram informações detalhadas quanto ao seu modo de usar e suas restrições de uso, devidoàs características intrínsecas do produto. E em Produtos Grau 2: são produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes cuja formulação cumpre com a definição adotada no item 1 do Anexo I desta Resolução e que possuem indicações específicas, cujas características exigem comprovação de segurança e/ou eficácia, bem como informações e cuidados, modo e restrições de uso.
As preocupações com...
tracking img