Qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Engenharia Robusta?

Uma tecnologia, um produto ou um processo são robustos quando o desempenho de sua função não sofre a influência do que nós chamamos de fatores de ruído. Um produto robusto é "insensível" aos fatores de ruído. E o que são fatores de ruído? São aqueles fatores associados às condições de uso, as condições ambientais e o envelhecimento ou desgaste. E EngenhariaRobusta (ER) é o sistema de engenharia que faz com que isto aconteça.

Quão importante é a Engenharia Robusta entre tantas outras  metodologias da qualidade que as empresas já vêm utilizando?

A principal diferenca é que a Engenharia Robusta permite a prevenção de problemas ou "incêndios" futuros de maneira bastante eficaz e antecipada, bem "rio acima" no ciclo de desenvolvimento. Embora astécnicas da ER possam ser usadas para resolver problemas, nosso principal objetivo não é resolver problemas, não é "apagar incêndios" rio abaixo, mas sim efetivamente prevenir tais incêndios muito, muito antes. A idéia central da Engenharia Robusta é que, ao minimizarmos a variabilidade funcional, desenvolvendo uma função robusta, simplesmente não sobrará energia para se manifestar, mais tarde, sob aforma de diversos sintomas de mau-funcionamento. Na Engenharia Robusta, diferente do CEP a abordagem é outra: nós não tentamos, a princípio, controlar ou eliminar a causa. Ao invés disto, nos procuramos minimizar o efeito da causa, tornando o produto "insensível" a ela. Também usamos métodos estatísticos, mas com um objetivo diferente: atingir a robustez.

Que frutos deve estar colhendo umaempresa que implementou consistentemente a ER? Como são os produtos desta empresa?

Menos defeitos, menos falhas, menor custo de garantia. Por exemplo, a Toyota usa a Engenharia Robusta desde os anos 60. Enquanto as montadoras americanas amargam um custo médio de garantia de US$ 1000 por carro produzido, esse custo para a Toyota é 75% menor!

Outro grande benefício é a redução de custo. Sem aEngenharia Robusta, existe muita variabilidade funcional nos produtos e processos, e a empresa fica limitada em seus esforcos de redução de custo. Mas uma empresa que alcança a robustez pode se dar ao luxo de dosar seu grau de superioridade sobre a concorrência: parte da redução que ela conseguiu em variabilidade, ela pode investir na redução do custo de manufatura.

Existem empresas quepodemos considerar como benchmarks em termos de Engenharia Robusta?

Além da Toyota, que usa Engenharia Robusta há mais de 30 anos. No Japão, quase todos os fabricantes de fotocopiadoras usam ER. A Xerox nos EUA também; é uma indústria muito competitiva. Alguns fabricantes de chips poderiam ser citados. No Japão existe a "Society of Robust Engineering", com mais de 1500 membros, em sua maioriagrandes corporações.

Que mudanças a Engenharia Robusta pode trazer no trabalho do engenheiro?

tradicionalmente ele realiza vários ciclos "projeto- protótipo- teste”. Usa "o método do franco atirador" um tiro por vez, isto é, para resolver um problerma, ele tipicamente ataca um fator de projeto por vez. Ao invés disto, com a Engenharia Robusta, ele passa a enfocar primeiramente a função doproduto. O objetivo antes de tudo é otimizar a função, torná-la robusta contra o ruído e isto é feito através de experimentos estruturados, nos quais variamos simultanemente vários fatores de projeto, os quais chamamos de fatores de controle, sob condições extremas de ruído, isto reduz drasticamente o número de iterações do ciclo "projeto- protótipo- teste". Finalmente, só após termosidentificado a condição de mínima variabilidade funcional, passamos a considerar os demais requisitos. A esta altura, muitos deles já terão sido “automaticamente” atendidos, ou bastam pequenos ajustes que podem ser feitos sem maiores complicações.

É possível prevenir ou resolver um problema sem atuar sobre sua causa?

Sim, de fato é. Você não tem que necessariamente eliminar a causa para reduzir a...
tracking img