Qualidade e abrangencia do ensino da boa alimentação e da pratica regular de exercicios fisicos para uma vida saudavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ
Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro – CEDERJ
Graduação em Ciências Biológicas




Qualidade e abrangência no ensino dos benefícios da prática regular de exercícios físicos e da boa alimentação para se obter uma vida saudável emescolares do Ensino Fundamental

Josyanny Carvalho Siqueira
Polo: Nova Friburgo
Matrícula: 20082202045


Orientador: Professor Arnaldo Ramos Rocha
Mestre em Ciências da Saúde e Ambiente



Nova Friburgo
2012
Resumo
O presente trabalho será desenvolvido no intuito de se avaliar a qualidade das informações, o modo como estas informações são transmitidas, aabrangência destas e quais medidas estão sendo tomadas por parte das escolas do Ensino Fundamental, no tocante aos bons hábitos alimentares e a prática regular de exercícios, determinando quais variáveis podem influenciar no ganho de peso e sedentarismo. Neste sentido, será realizada uma pesquisa através de questionários em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Município de Cachoeiras de Macacu(RJ) com alunos de duas turmas de cada ano (6º, 7º, 8º e 9º) e com dois professores de ciências e dois de Educação Física na intenção de se avaliar o grau de conhecimento por parte destes com relação ao assunto descrito.

Objetivos

Este estudo tem por finalidade avaliar a qualidade, a abrangência e o modo como as informações relativas aos benefícios em se praticar uma boaalimentação e realizar exercícios regularmente para se obter uma vida mais saudável, são transmitidas aos alunos a partir do Ensino Fundamental . Através de coleta de dados anteriormente realizadas, é possível observar uma ineficiência neste sentido. Fala-se muito a respeito, porém a devida explicação e orientação não é passada aos educandos. A abrangência destas informações e o modo como são empregadastambém influenciam no resultado final. Objetivam-se com este estudo compreender a base para os altos índices de obesidade, doenças ligadas ao coração (insuficiência cardíaca, infartos, hipertensão arterial), colesterol e triglicerídeos, diabetes, entre outros problemas presentes em grande escala inclusive entre as crianças. O que a escola pode fazer na tentativa de evitar e modificar esta realidade.Introdução

Pesquisas recentes mostram que no Brasil, o índice de obesidade e doenças relacionadas, bem como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial entre outras tem aumentado a passos largos inclusive entre crianças e adolescentes. A mídia, nos últimos tempos, tem informado muito sobre os benefícios de uma boa alimentação, mas somente este veículo de informação não é osuficiente para resolver a situação. Estudos anteriores mostram que o conhecimento por parte dos alunos a respeito de nutrição não bastaram para estes colocarem em prática os bons hábitos alimentares, e que o envolvimento da família é essencial (TRICHES, 2005).
É sabido que o sedentarismo é um fator crucial quando se fala em obesidade e sobrepeso. Crianças que apresentam estas características se mostrammais propensas a desenvolverem hipercolesterolemia e ainda outros males ligados à obesidade quando adultos como, por exemplo, hipertensão arterial, diabetes melitus, problemas cardiovasculares, diminuindo a qualidade e expectativa de vida.
O hábito da prática de exercício físico e da boa alimentação aprendido desde cedo, servirá como fator protetor contra os males da falta destes para acriança, que apresentará maiores chances de levar estes hábitos para a vida adulta. Crianças obesas ou com maior sobrepeso se mostram menos ativas se comparadas com crianças não obesas. Isto reforça a ideia de que a gordura corporal influencia diretamente o nível de atividade física em crianças obesas e também em adultos.
Neste intuito, estratégias e políticas públicas que englobem o exercício...
tracking img