Qualidade visual dos exemplos musicais da área de composição publicado por alunos do ppgmus/ufba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal da Bahia
Escola de Música
Disciplina: Princípios Práticos de Informática em Música (MUSA92)
Professor: Marcos da Silva Sampaio
Aluno: Felipe André Florentino Silva
Data:01/12/2011

Qualidade visual dos exemplos musicais da área de composição publicado por alunos do PPGMUS/UFBA

RESUMO:
Este artigo é o resultado de uma análise visual da qualidade dos exemplosmusicais dos artigos da área de composição publicados pelos alunos do PPGMUS/UFBA. O parâmetro abordado é a clareza dos exemplo na visualização no computador e consequentemente na versão impressa.Mostrarei exemplos criados em software ou escaneados e manuscritos.

PALAVRAS-CHAVE: edição de partitura, PPGMUS/UFBA, composição

1. INTRODUÇÃO:
É notável a necessidade da inclusão de exemplos musicaisem partitura nos artigos acadêmicos na área de música. Uma maneira de fazer isso pode ser usando softwares editores de partitura. Atualmente existem mais de 80 softwares editores de partituraclassificados em: software livre, proprietário, online e de plataformas desconhecidas.
Outra maneira de incluir exemplos musicais em artigos é pelo escaneamento das partituras originais, manuscritas ou não.Os exemplos musicais em artigos, geralmente são excertos copiados em softwares, ou facilmente escaneados das partituras originais. Neste artigo usarei exemplos dos diversos alunos matriculados ou jáconcluídos no PPGMUS/UFBA. Ressalto ainda que estarei fazendo apenas um recorte para mostrar as diversas categorias da produção de excertos musicais em artigos e apontando as dificuldades e possíveisproblemas que podem existir na compreensão dos exemplos musicais.

2. DESENVOLVIMENTO E DEMONSTRAÇÃO
No artigo (Kröger, 2008, et al) foram usados exemplos de âmbito e tessitura, cruzamento de vozes,sextas estrangeiras e corais de bach.
Exemplo 1: Sextas estrangeiras

No exemplo 1, podemos ver que é uma partitura feita em software de edição com seus recortes e marcações específicos do...
tracking img