Qualidade total

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Sobre:








“Qualidade Total”












QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHO NO SÉCULO XXI















INTRODUÇÃO

Este artigo tem a finalidade de apresentar um dos maiores desafios nas organizações nos dias de hoje, a busca pela Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho, que deve ser sustentada a partir da visão integrada dasnecessidades biológicas, psicológicas e sociais. A modernidade chegou trazendo com ela um enorme desgaste e grandes sacrifícios ao trabalhador moderno, desta forma surgindo A necessidade de uma gestão com novas propostas para proporcionar uma melhor condição de trabalho e a satisfação em sua execução.


Objetivo


O objetivo geral deste artigo é orientar todos os profissionais o quantoé
importante se investir no bem-estar, em melhores condições no ambiente físico e em bons padrões de relacionamento dentro de uma organização. Já seu objetivo específico é apresentar uma proposta de Programa de Treinamento de Gestores em Qualidade de Vida no Trabalho, propondo esta exigência para todas as organizações, buscando profissionais qualificados e especializados no desenvolvimento deações e programas voltados ao bem-estar de seus colaboradores dentro de cada organização.
Segundo (BOOG, 2001, p. 236) a Qualidade de Vida no Trabalho representa hoje um dos maiores desafios empresarias, pois não é simples conciliar competitividade aos novos padrões de conhecimento, aliados a qualificação profissional e aos novos estilos de vida.
Quando se fala em qualidade de vida, é apercepção de bem-estar, a partir
das necessidades individuais, ambiente social e econômico e expectativa de vida. No trabalho a qualidade de vida representa hoje a necessidade de valorização das condições de trabalho, da definição de procedimentos da tarefa em si, do cuidado do ambiente físico e dos bons padrões de relacionamento, já o ponto de vista da pessoa, do significado do trabalho e cargoocupado.
Para (BOOG, 2001, p. 239), o termo Qualidade de Vida no Trabalho vem
sendo utilizado desde os anos 90, junto com as ações de gestão da qualidade de processos e produtos e a evolução da consciência social e do direito a saúde, reforçada pela necessidade de renovação do estilo de vida, multiplicam-se ações, estudos, práticas e esforços gerenciais na direção da qualidade pessoal. Estecenário tem as abordagens sistêmicas, a administração participativa, os diagnósticos de clima organizacional, a educação nutricional, a promoção da saúde, o aprofundamento das propostas prevencionistas, ações ergonômicas e cuidados com a saúde mental do trabalho, bem como a valorização das atividades de laser, esporte e cultura. Mais recentemente as questões de cidadania e responsabilidade socialtêm sido propostas nos programas de qualidade de vida das empresas.
Para (BOOG, 2001, p. 241), dentre as atividades de gestão de pessoas,
treinamento é sem dúvida uma das áreas que melhor viabiliza as ações de
preparação e desenvolvimento da Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho, o treinamento e desenvolvimento pode ser considerado parceiro e instrumentador das metas de bem-estar notrabalho. O treinamento visa à criatividade, força de trabalho, inovação, potencial, compromisso, interação e capacitam as pessoas no ambiente organizacional através de situações planejadas e monitoradas para obtenção de mudanças pessoais, grupais e organizacionais.
Segundo (BOOG, 2001, p. 241) o ambiente competitivo vive em constantes esforços de mudanças que mobilizam as pessoas com todopotencial biopsicossocial. Isso exige novas performances e um contínuo processo de aprendizagem e readaptação nos procedimentos e processos decisórios.
O ambiente provoca expectativas de mudanças nos comportamentos das
pessoas e de suas qualificações, no que se refere a Qualidade de Vida, de outro lado a educação para cada nova mudança, que desencadeia novas situações e necessidades de...
tracking img