Qualidade produtividade racionalização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Qualidade

Qualidade, Produtividade e Racionalização

1

Debate inicial

Qualidade, Produtividade e Racionalização

2

O que é Qualidade ??? Quem vocês acham que possui mais qualidade, uma BMW ou um Fusca ???

Qualidade, Produtividade e Racionalização

3

Histórico Noções da qualidade Qualidade na indústria da construção Sistemas de Gestão da Qualidade

Qualidade,Produtividade e Racionalização

4

A história da Qualidade começou antes de o homem inventar o dinheiro. Com a necessidade de se alimentar, o próprio processo seletivo de escolha dos alimentos já demonstrava a utilização de diferentes formas de controlar a qualidade do alimento que seria ingerido.

Qualidade, Produtividade e Racionalização

5

Hoje, o processo de obtenção da Qualidade vai alémda entrega do produto ou realização do serviço, dentro de características predeterminadas. Ele engloba todo o processo de fabricação de um produto ou realização do serviço, envolvendo desde a matéria-prima utilizada, controles do processo de realização e a qualificação dos envolvidos nas atividades, até o atendimento pósentrega ao cliente.

Qualidade, Produtividade e Racionalização

6

Naverdade, muito antes de existir o conceito de Qualidade, o homem já se preocupava em criar procedimentos para normatizar processos produtivos. Normatizar processos? Curiosidade !!! O primeiro Manual da Qualidade de que se tem registro foi desenvolvido há milhares de anos, no Egito Antigo. O Livro dos Mortos detalhava o processo de embalsamamento de cadáveres. Ele era tão eficiente que muitas múmiaschegaram intactas até os nossos dias.

Qualidade, Produtividade e Racionalização

7

Já na Idade Média, cada artesão marcava suas peças com as iniciais do próprio nome ou algum símbolo que o identificasse, permitindo que a sua produção fosse reconhecida pelos compradores e usuários. Assim, aonde quer que uma peça chegasse, era possível saber quem a tinha feito. Isso é parte do que seconvencionou chamar de rastreabilidade, ou seja, descobrir todo o histórico daquela peça.

Qualidade, Produtividade e Racionalização

8

Ou seja, os artesãos detinham o domínio completo do ciclo de produção: do atendimento ao cliente, passando pelo projeto, escolha dos materiais e da técnica a ser utilizada, construção do produto em si, até a sua entrega. Desse modo, não era difícil fazer umcontrole de Qualidade. Porém, como a produção era pequena e as peças eram muito caras, poucos tinham acesso a elas.

Qualidade, Produtividade e Racionalização

9

Com o crescimento do comércio no continente europeu, surgiram as primeiras manufaturas, cujos donos, quase sempre comerciantes, contratavam artesãos que trabalhavam por salários, participando, cada um, de uma etapa do trabalho.Reduziu- se, assim, o preço da unidade produzida, o que permitia que pessoas de classes mais baixas tivessem acesso a mais bens. Era o início da produção em massa.

Qualidade, Produtividade e Racionalização

10

Invenções como a imprensa de tipos (século XV.) e do tear hidráulico (século XVII) demonstraram que era possível mecanizar o trabalho e produzir em série. Com o desenvolvimento damáquina a vapor por James Watt, em 1776, finalmente o trabalho humano e a tração animal puderam ser substituídos por outra forma de energia, dando início à Revolução Industrial.

Qualidade, Produtividade e Racionalização

11

Nas fábricas, os operários passaram a ser coadjuvantes das máquinas, executando um trabalho rotineiro e padronizado, sem contato com o cliente e com a visão global doprocesso produtivo. O trabalho foi então dividido entre os que pensava (gerentes, administradores, engenheiros) e os que executava. Como as máquinas eram limitadas e os operários e administradores despreparados, havia muitas falhas, desperdício e acidentes de trabalho. A inspeção final dos produtos e a supervisão do trabalho foram uma conseqüência natural dessa situação.

Qualidade, Produtividade e...
tracking img