Qualidade no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MÓDULO QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO - QVT
CONCEITOS BÁSICOS
*Contribuição de Eugenio Merino
** Profª MS. Marly A. F. Burger
*** Francisco Bittencourt

Introdução:
As Companhias gastam milhões de dólares por ano na manutenção preventiva das suas máquinas. Não vemos razão para não fazermos o mesmo com nossos funcionários" (Peter Thigpen, Presidente da Levi Strauss, USA, In da Silvaet all, 1997).
A relação entre Qualidade de Vida no Trabalho - QVT e a Produtividade, tem sido ponto de atenção e discussão de muitos pesquisadores. Uma pessoa altamente produtiva, geralmente é uma pessoa muito motivada, com objetivos definidos e feliz. Raramente fica doente e suas atitudes têm, geralmente impactos positivos nos seus colegas de trabalho. Em resumo, estas pessoas sãosaudáveis em termos físicos, emocionais e espirituais. Desta forma, segundo da Silva et All (1997), uma política voltada para a Qualidade de Vida esta baseada na premissa de que, para onde for a mente o corpo ira atras. Ele reconhece o papel que a saúde representa na vida das pessoas. Ainda, segundo o mesmo autor, os Programas de Qualidade de Vida e Promoção da Saúde nos locais de trabalho estão setornando parte integrante da Cultura das Organizações.
Nos últimos anos, o tema Qualidade de Vida, tem sido fortemente discutido, tanto do ponto de vista empresarial como do individual e do comunitário. Sem duvida que o termo Qualidade de Vida tem uma grande amplitude, viver com qualidade de vida é saber manter o equilíbrio no dia-a-dia, procurando sempre melhorar o processo de interiorização dehábitos saudáveis, aumentando a capacidade de enfrentar pressões e dissabores e vivendo mais consciente e harmônico em relação ao meio ambiente, às pessoas e a si próprio. Há muitos anos estamos num acelerado processo de mudanças. As pessoas, as instituições, as organizações e as empresas estão passando por verdadeiros vendavais e tempestades. As Inovações ocorrem em todas as esferas e setores.A informática, a automação, a robótica e a tecnologia revolucionaram os processo de produtos e serviços. Segundo Sarlet (in Ca ete, 1996), as condições de saúde, habitação, educação, transporte e segurança são as mais precárias da vida urbana brasileira. A autora ainda coloca que, os crescentes problemas de ordem social, cultural e econômico, a intranqüilidade quanto ao emprego fazem com queas pessoas fiquem muito estressadas.
Desta forma pode-se dizer que ". qualidade das pessoas, dos profissionais, das empresas.Pois a qualidade dos produtos e serviços é uma decorrência lógica e indiscutível da qualidade de vida". Pontos de grande importância ao se discutir o tema de Qualidade de Vida no trabalho referem-se a insatisfação no trabalho, a desmotivação vem preocupandopesquisadores e principalmente administradores. Sendo este, um problema que afeta um número significativo de trabalhadores e não distingue cargo, hierarquia, ou status dentro das organizações. Búrigo (1997), refere-se a insatisfação dos trabalhadores, como um fato penoso, tanto para a organização como para ele mesmo. As organizações se estruturam e acabam pela forma como seus integrantes agem e trabalham.Não podem ser concebidas organizações estrategicamente vencedoras, nem organizações motivadas sem pessoas motivadas. Em conseqüência o autor acredita que " não há qualidade, sem qualidade de vida no trabalho". Este ensaio tem como objetivo fornecer os elementos necessários para o entendimento dos conceitos básicos do tema Qualidade de Vida no Trabalho, que venham auxiliar alunos e profissionaisinteressados em desenvolver esta disciplina. Não é um trabalho exaustivo, ao contrario, conhecendo suas limitações, a expectativa é que a leitura e a utilização do aqui proposto, leve ao leitor a desenvolver um pensamento e um senso crítico com relação o tema.

QUALIDADE DE VIDA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO -
" A língua grega tem duas palavras ligadas à noção de tempo: chronos e kairos....
tracking img