QUALIDADE NO PROCESSO E FABRICAÇÃO DE LANCHAS NA EMPRESA H.DANTAS

7915 palavras 32 páginas
1. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

1.1- Caracterização da Organização e seu Ambiente

A H. Dantas Construção e Reparos Navais Ltda., situada à Rua Nossa Senhora do Amparo S/N, Centro, no município da Barra dos Coqueiros / SE, foi fundada em 1914, o Grupo H. DANTAS é o mais antigo grupo privado de navegação do país.

Tudo começa em Aracaju, Sergipe, quando Heráclito Dantas de Oliveira, então comerciante, adquire alguns barcos de madeira para transportar produtos de sua terra natal para os principais centros consumidores do país - todos cidades litorâneas.

Sua idéia frutificou e em apenas cinco anos transportando carga e passageiros, Heráclito já inaugurava três filiais de agenciamento de cargas. Logo depois, os escritórios de Salvador, Ilhéus (BA) e Aracaju (SE) já com uma frota de Barcos-Motor para atender a demanda do mercado.

Ao lado do desenvolvimento empresarial, a mentalidade marítima sempre esteve no leme da H. Dantas. Em 1942, por exemplo, durante a II Grande Guerra, um navio da empresa - o Aragipe - navegando no litoral da Bahia, presencia o torpedeamento de dois navios mercantes brasileiros e, sua tripulação em ação heróica, apanágio dos verdadeiros marinheiros, salva 133 náufragos.

Após o período de guerra, Emanuel Fonseca de Oliveira, então "imediato" de seu pai Heráclito, instala na Barra dos Coqueiros - Aracaju, o Estaleiro H. Dantas, que até hoje faz a manutenção dos navios da empresa, além de prestar serviços a terceiros, representando hoje um significativo centro de reparação e construção naval no nordeste do país.

Em 1951, assumem o comando da H. Dantas os "timoneiros" Heráclito Dantas de Oliveira Filho, Augusto Fonseca de Oliveira e José Fonseca de Oliveira, filhos do fundador - para enfrentar tempos difíceis, quando o governo enfatiza o transporte rodoviário.

Em 1975 é a primeira empresa de cabotagem a utilizar containers no tráfego marítimo brasileiro.

Em 1978 começaram a surgir outras empresas, como a Sulnorte rebocadores,

Relacionados