Qualidade dos alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Qualidade dos alimentos 
 
Todo o consumidor tem o direito de se alimentar com alimentos seguros e saudáveis 1. Porém, o homem vem modificando intensamente seu hábito alimentar pela introdução desubstâncias tóxicas, alimentos excessivamente processados, irradiados, geneticamente alterados, tudo com a finalidade de melhorar a aparência, o sabor e, sobretudo, a capacidade de conservação dosalimentos2.
Apesar dos esforços para eliminar os contaminantes, muitos alimentos vendidos aos consumidores podem estar contaminados por microrganismos (bactérias, vírus, parasitas), por substânciasquímicas (agrotóxicos, metais pesados, toxinas, etc) ou ainda por contaminantes físicos (sujeiras, radiação, etc) 1.
Outra problemática enfrentada referente à qualidade dos alimentos é o aumento daaquisição de refeições mais rápidas, principalmente as fora do domicílio.  Os restaurantes são os locais de maior procura para uma alimentação já preparada. Nesses estabelecimentos, rigorosas práticashigiênicas no preparo são fundamentais para garantir um alimento de qualidade, livre de contaminantes. Se o estabelecimento não pratica a higiene, podem transformar o alimento em veículos de agentes causadoresde doença de origem alimentar 3.
A temperatura e o tempo são fatores importantíssimos para manter um alimento conservado. Um alimento conservado em temperatura inadequada favorece o desenvolvimentode microrganismos, que muitas vezes podem ser patogênicos 3.
Aquele que manipula os alimentos também é um importante disseminador de microrganismos através de suas mãos. Por isso, a qualidade dosalimentos também é assegurada por boas práticas de higienização, principalmente das mãos de quem está manipulando 3.
As doenças transmitidas por alimentos de má qualidade acarretam sofrimentos físicos egastos ao consumidor, prejuízos financeiros e morais ao estabelecimento produtor e gastos para o setor governamental (custeio de tratamentos médicos e licenças trabalhistas) 3.
Para garantir a...
tracking img