Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação Romualdo Portela de Oliveira UFDSP, FDE Gilda Cardoso de Araujo UFDES.Resumo

2478 palavras 10 páginas
Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação.
O autor ressalta o inicio da educação obrigatória sua trajetória as leis impostas e os resultados reais dessas leis como ela ajudou e sua verdadeira razão, os notáveis ganhos e as notáveis percas.
É muito difícil mesmo entre especialista chegar-se a uma noção do que seja qualidade de ensino.
O texto esta estruturado em três partes. Discute-se os fatos dados acerca da evolução do acesso á escola e suas consequências do ponto de vista da demanda em articulação com as noções da qualidade do ensino, evidencia-se a dimensão do problema da qualidade de ensino mediante o resultados do PISA, e finalmente discute possibilidades de estabelecimentos de padrões da qualidade como medida necessária e urgentes para garantia do direito a educação Expansão e qualidade: o redimensionamento de uma tensão.
A Constituição Federal de 1988 assinalou uma perspectiva mais universalizam-te dos direitos sociais.Isso criou um fosso entre as conquista e garantias estabelecidas e as necessidades relativas ao controle e diminuição dos gastos públicos.
Para a educação teve a tensão entre a expectativa de melhoria na qualidade de ensino e disponibilidade de recursos para a construção desse fim.
Isso favoreceu uma perspectiva de qualidade cujo na logica tinha por base a ideia de eficiência e produtividade, em uma matriz empresarial, contraposição à ideias de democratização da educação e do conhecimento como estratégia de construção e consolidação de uma esfera pública democrática.
Se ate a década de 1980 podemos perceber a ideia de qualidade de a ampliação das oportunidades de acesso aos serviços educacionais, na década seguinte essas oportunidades serão pretendidos por empresariais, que enfatizam a ideia de mais produtividade com menos custos e controle do produto
A demanda pela ampliação da vagas era muito mais forte que a reflexão sobre como ensinar a forma e condição sobre como assumir o processo educativo e

Relacionados