Qualidade de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIA DO ENSINO DA GINÁSTICA: NOVOS OLHARES, NOVAS PERSPECTIVAS



RESUMO

Este artigo busca sistematizar uma proposta metodológica para o ensino da Ginástica escolar e comunitária, que vem sendo construída a partir de experiências realizadas junto aos projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados ao Grupo de Estudo, Pesquisa e Experimentação em Ginástica (GEPEGIN), da Faculdadede Educação Física da UFG. A proposta indica alguns princípios, conteúdos e estratégias de ação que possam contribuir para o processo de formação humana crítica, na tentativa de apontar uma nova perspectiva para o ensino, a prática e o conhecimento da Ginástica.

PALAVRAS-CHAVE: metodologia da ginástica – formação humana – linguagem corporal.

INTRODUÇÃO

Sem dúvida alguma, as diferentes ecrescentes propostas que vêm sendo construídas nos últimos vinte anos no campo da Educação Física trouxeram importantes contribuições para o constante repensar sobre a prática pedagógica, entendendo que esta deve vir acompanhada da teoria da Educação, que lhe sustenta e que lhe dá sentido. Entretanto, não obstante os avanços contados neste âmbito, ainda sentimos a necessidade de discutir eaprofundar o debate acerca dos seus conteúdos específicos, sobre os temas da cultura corporal, cuja manifestação transcende ao universo da escola, mas estabelece com esta vínculos determinantes.

Queremos aqui refletir sobre a Ginástica, visto ser este um importante conteúdo da Educação Física escolar e expressivo componente da cultura corporal. Além disso, a abordagem deste tema justifica-se tambémporque, contraditoriamente, sua concepção e manifestação têm empobrecido muito na atualidade1, embora seja hoje uma das atividades mais procuradas, como também uma das mais diversificadas, com visível proliferação de modalidades, visões e métodos de ensino, variadas inserções, origens, finalidades e possibilidades de acesso e experimentação.

Nesse sentido, nossa preocupação é apontar pistas para otrato pedagógico da Ginástica na escola, mas também lançar novos olhares que permitam recolocá-la sob outras perspectivas conceituais e práticas, possibilitando a ampliação das experiências e dos saberes corporais sobre e a partir desta manifestação, nos diversos ambientes educacionais em que ela pode se fazer presente. Para tanto, buscamos a compreensão da Ginástica como uma linguagem corporale, como tal, veículo e objeto de comunicação. E nesta procura, encontramos na experimentação e registro de diferentes práticas educativas envolvendo o movimento expressivo, juntamente com o estudo da Ginástica Geral, interessantes respostas para a elaboração e sistematização de uma proposta metodológica que intenta avançar, também, no conhecimento da corporalidade e da gestualidade essenciais àlinguagem gímnica.

Nosso ponto de partida nesta proposta situa o corpo e as práticas corporais no centro do processo de ensino e aprendizagem como elementos tanto constituídos pela produção cultural que os envolve, quanto constitutivos da ação educativa presente na vida cotidiana, na mediação e construção de valores, saberes, comportamentos e práticas que eles se revertem/retornam na medida mesmaem que são produzidos seus significados. É o que sugere Soares (2001, p. 110): “Os corpos são educados por toda realidade que os circunda, por todas as coisas com as quais convivem, pelas relações que estabelecem em espaços definidos e delimitados por atos de conhecimento”.

Estamos convencidos, como Gonçalves (1994), de que o corpo é um meio de comunicação empática com o mundo, participanteativo dos processos de sociabilidade, da produção material e simbólica e das experiências culturais. Ora, as práticas corporais são também partícipes desse movimento, já que os gestos, as posturas e os movimentos contêm sentidos e significados que nos educam constantemente, bem como símbolos e signos de linguagem que dizem muito sobre a nossa formação cultural e revelam aspectos da dimensão social...
tracking img