Qualidade de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Qualidade de Vida: um enigma ou um desafio de conquista


A busca por uma melhor qualidade de vida tem sido motivo de pesquisa e preocupação em vários setores da sociedade atual. No entanto, generalizar seu significado é algo complexo. O material pesquisado para o desenvolvimento deste trabalho menciona complexidade.


1.1 Múltiplos significados de Qualidade de Vida


Édifícil definir o significado de Qualidade de Vida (QV), há uma gama de conceitos e teorias sobre o assunto. Pode ter uma conotação pessoal, ampliando as possibilidades de entendimento sobre essa expressão. Diz respeito ao modo de vida de cada um representando a excelência de se viver bem e o que é considerado essencial para a satisfação do ser humano.


Nesse sentido, segundo Pires (2001, p.14),é possível entender QV como um estado de satisfação proveniente da realização dos desejos pessoais. Partindo desse princípio, ele associa a qualidade de vida com a capacidade de se sentir feliz.


Entretanto, de acordo com Silva e De Marchi (1997, p.26), o entendimento do real significado de felicidade é complexo. Não é possível atrelar seu significado a um estado permanente de satisfação ede paz, com total ausência de tristeza, dor e sofrimento. Isso é utópico. Na concepção deles, felicidade é a sensação de gosto pela vida, ter o prazer de viver, independente das condições externas. E, dessa forma, pode-se dizer que a felicidade e a qualidade de vida dependem das expectativas e do plano de vida de cada indivíduo. Salientam, ainda que, para ser feliz, é preciso estar em condiçõesfísicas satisfatórias.


Moreira (2001, p.25) define QV como um compromisso de aperfeiçoamento tanto da arte de viver como de conviver. Está intimamente ligada a uma educação de qualidade, que deve ser aprendida desde os primeiros anos de vida.
Para Moreira e Araújo (2005 p.16), QV significa:


a) Ter o hábito de desenvolver medidas preventivas para a saúde;
b) Ter consciência depossibilidade de alcançar um estado de satisfação e felicidade;
c) Ter equilíbrio psíquico e físico;
d) Sentir-se em paz consigo mesmo, com as pessoas de uma maneira geral e em harmonia com a natureza;
e) Sentir-se com uma vida plena, saudável e prazerosa;
f) Buscar um meio de satisfação num nível espiritual ou transcendental.


Para Silva e De Marchi (1997, p.8), temQualidade de Vida aquele que sabe manter o equilíbrio e buscar o crescimento contínuo, interiorizando hábitos saudáveis, desenvolvendo a capacidade de enfrentar as pressões e as dificuldades do dia a dia, procurando viver em harmonia com o meio ambiente, com as pessoas e consigo mesmo.


De acordo com Gonçalves e Vilarta (2004, p.28), após o desenvolvimento de alguns métodos de estudo para váriossignificados do termo QV, os pesquisadores interessados no assunto encontraram um conjunto de elementos relacionados ao termo. São eles:


1. Aspectos Culturais, históricos e de classes sociais


Os significados de Qualidade de Vida podem ser influenciados por referências históricas, culturais e até mesmo pelas diversas classes sociais. Diferentes parâmetros podem se apresentar acerca devalores e padrões de QV, dependendo da época e da evolução econômica, social, cultural e tecnológica da população. Os orientais, por exemplo, diferem dos ocidentais em seu ponto de vista sobre o tema. Os chineses, independentemente do fator idade, estão acostumados a levantar cedo e ir a parques praticar o Tai Chi Chuan; os tibetanos praticam meditação diariamente. É possível assimilar muitos deseus conceitos sobre equilíbrio mental e físico.


1.1.2 Condições Materiais e Não Materiais


Os indivíduos de uma determinada comunidade podem almejar melhores condições ao bem estar de todos, como ver respeitados seus direitos enquanto cidadãos e a busca pela realização pessoal, sendo que, para isso, dependem de uma organização social e econômica que propicie oportunidades...
tracking img