qualidade de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 - INTRODUÇÃO


As possibilidades de intervenção na empresa com o objetivo de obter uma melhoria de indicadores de qualidade de vida são inúmeras e fazem referência a diferentes campos de pesquisa, assim como aos diferentes setores da organização.
Esta diversidade apresenta desafios originais no sentido de articular ações distintas, que requerem habilidades e apoio de infraestruturaespecífica, além de sujeitos que atuam em espaços da organização cujo relacionamento pode não ser direto ou integrado.
Para otimizar os resultados de uma política de intervenção em qualidade de vida na empresa, é conveniente perceber o trabalho como totalidade, cuja eficiência máxima depende não só do conhecimento técnico específico de cada atividade, mas também do desenvolvimento deespírito de equipe, da presença de recursos de apoio adequados e pessoas em condições apropriadas nas esferas física, mental/intelectual e emocional/psicológica.















1.1 - QUALIDADE DE VIDA

Quanto às práticas inovadoras, podemos subdividi-las em três grandes grupos: atividade física e promoção da saúde, responsabilidade social da empresa e ações relacionadas àfadiga administrativa, sofrimento organizacional e assédio.
Podemos assim definir o nosso objetivo nos seguintes termos: desenvolver e implementar, a médio prazo, uma política de gestão de qualidade de vida adequada aos padrões da empresa, de acordo com sua cultura organizacional e gerenciada por quadros próprios.
É fundamental, portanto, dar ênfase ao planejamento prévio da política de QV naempresa, definindo claramente quais os objetivos a serem alcançados e o nível de comprometimento que a organização está disposta a empenhar. O retorno de política de QV na empresa não é imediato e, em muitos casos, não poderá ser aferido de formal contábil ou quantificável em valores financeiros de forma simples e clara. É preciso ter claro que não se trata de fim em si mesmo, mas deve sersomado a todas as outras práticas que permitem sua expansão no tempo. É preciso ter claro, também, que uma intervenção em QV só pode auferir resultados positivos para todos os envolvidos a partir de planejamento prévio claro, correto, consensual e adequado.
Em decorrência da retração, cada vez maior, que o Estado executa para atender as graves e urgentes demandas sociais, cresce e se expande aconvicção de amplos setores empresariais quanto às repercussões positivas das ações objetivando a recuperação das condições de vida em geral. Daí o desenvolvimento de órgãos, programas e ações patronais direcionadas à superação destas lacunas. Trata-se de gestões na direção da responsabilidade para com os indicadores sociais, o desenvolvimento sustentável, a educação para a saúde, a gestão eficaz derecursos sociais, a ação proativa e o lucro social, procurando criar empresas que passam assim a atrair qualidade, investimento e talentos. Algumas das ações da RS que, por agregar valor, constroem a liderança extramuros da empresa podem ser assim exemplificadas: programas de alfabetização, capacitação e intensificações vacinais, apoio à criação e manutenção de ONGs, captação de recursos edesenvolvimento de fundos, recepção ética de novos funcionários e ética organizacional, instalação de ambientes de desenvolvimento cultural.
A gestão da QV na empresa requer a articulação de diferentes setores da organização, assim como o subsídio de vários campos de pesquisa. Em projetos desta natureza o planejamento adequado é essencial para atingir os objetivos desejados, nas melhores condições possíveisde custo e prazo. Ao mesmo tempo é preciso ter sempre presente que o planejamento é meio para atingir determinado fim, e não fim em si mesmo. Um bom planejamento constitui elemento valioso a ser consultado durante toda a execução, permitindo avaliar, passo a passo, a consonância com as propostas e objetivos originais, a correção dos eventuais desvios, ou até mesmo do próprio planejamento...
tracking img