Qualidade de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Qualidade de vida na terceira idade: como acrescentar vida aos anos e não apenas anos a vida
Postado em Envelhecimento saudável e terceira idade
Blog de terapiaesaude
Parte inferior do formulário
Qualidade de vida na terceira idade: como acrescentar vida aos anos e não apenas anos a vida
"Tenha sempre presente que a pele se enruga, o cabelo embranquece, os dias convertem-se em anos...
Maso que é importante não muda... a tua força e convicção não têm idade.
O teu espírito é como qualquer teia de aranha.
Atrás de cada linha de chegada, há uma de partida.
Atrás de cada conquista, vem um novo desafio.
Enquanto estiver viva, sinta-se viva.
Se sentir saudades do que fazia, volte a fazê-lo.
Não viva de fotografias amareladas...
Continue, quando todos esperam que desista.Não deixe que enferruje o ferro que existe em você.
Faça com que, em vez de pena, tenham respeito por você.
Quando não conseguir correr através dos anos, trote.
Quando não conseguir trotar, caminhe.
Quando não conseguir caminhar, use uma bengala.
Mas nunca se detenha".
(Madre Teresa de Calcutá)
Viver mais não significa necessariamente viver com qualidade, atualmente com o aumento daexpectativa de vida tem se discutido mais a respeito, a gerontologia (campo de estudos interdisciplinar que investiga os fenômenos fisiológicos, psicológicos e sociais e culturais relacionados com o envelhecimento do ser humano.), tem como lema “acrescentar vida aos anos e não apenas anos a vida”, ou seja, deve-se buscar envelhecer com qualidade de vida.
Segundo Berger o envelhecimento compreende doisprocessos: a senescência e a senilidade, a senescência é o envelhecimento inevitável, são as mudanças físicas, fisiológicas e cognitivas que ocorrem de forma gradual, com o passar do tempo, já a senilidade é o envelhecimento secundário resultante de doenças, abusos, afastamento das atividades sociais, falta de atividade física e estimulação cognitiva, de onde se concluí que este processo deenvelhecimento depende do estilo de vida de cada um, um estilo de vida saudável implicará em um envelhecimento mais tranquilo, pois velhice não tem de ser sinônimo de doença ou inutilidade.
Alguns gerontólogos como Hawlor e Cantor, desenvolveram a teoria da atividade, segundo esta quanto mais ativos e mais funções desempenharem os idosos maior a longevidade e interesse pela vida.
A OMS (organizaçãomundial de saúde) define a qualidade de vida na terceira idade como a manutenção da saúde em seu melhor nível possível, em todos os seus aspectos, isso é tanto no aspecto físico, como no emocional, social e espiritual.
No entanto podemos dizer que o conceito de qualidade de vida também é subjetivo, está ligado à auto-estima e ao bem estar pessoal. Pesquisas realizadas com idosos de vários níveissócio-econômicos apontaram para alguns dos fatores relatados por eles como importantes para que se tenha uma boa qualidade de vida, são eles:
“Sobre o conceito de qualidade de vida encontraram como resultados a valorização pelos idosos do bom relacionamento com a família, com amigos e da participação em organizações sociais; da saúde; de hábitos saudáveis; de se possuir bem-estar, alegria e amor; deuma condição financeira estável; do trabalho; da espiritualidade; de se praticar trabalhos voluntários e de se poder aprender mais.”
Outros estudos apontam para a necessidade de atividades físicas e de lazer, para que através de uma vida mais ativa se busque o equilíbrio entre as limitações e potencialidades do idoso. Com o processo do envelhecimento ocorrem modificações fisiológicas normais, taiscomo a diminuição das aptidões físicas, ocorrem também mudanças psicológicas e sociais.
A diminuição da atividade acaba gerando uma baixa na auto-estima, auto-desvalorização, o que acaba levando o idoso ao isolamento social.
Muitas das vezes todas essas transformações relativas ao processo biológico do envelhecimento, juntamente com a discriminação e desvalorização do idoso pela sociedade...
tracking img