Qualidade de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Atingir a qualidade de vida é a grande meta de todo ser humano, que anseia atingir tudo que possa favorecer maior bem estar e trazer a harmonia física, psíquica e social, isso que nossa realidade hoje exige para se ter uma vida mais satisfatória.  Diversos estudiosos de varios segmentos dedicam-se a descobrir novas formas e maneiras de obter-se estes anseios.

 Asociedade determinada a saúde hoje pelas diversas condições do meio ambiente, pelas próprias diversidades da vida dos indivíduos e pelo equilíbrio entre fatores externos e internos do ser humano. Conclui-se que a harmonia ideal está na harmonia global de todos os setores da vida de cada cidadão.

Com isso as empresas buscam proporcionar um ambiente gradavel de trabalho voltado para as maisdiversas condições, trazendo o prazer do funcionário em estar fazendo parte daquele meio, onde estará sendo amparado tanto no nível físico, psíquico e social, extendendo-se a sua família.

Isso dará a empresa um retorno significativo em produção. Levando esta ideologia desde seu alto escalão executivo até aos faxineiros.

Definição de Qualidade de Vida

A Organização Mundialda Saúde, definine qualidade de vida da seguinte maneira: Qualidade de Vida é um conjunto de percepções individuais de vida no contexto dos sistemas de cultura e de valores em que vivem, e em relação a suas metas, expectativas, padrões e preocupações.

Agora o que vem a ser Qualidade de Vida no Trabalho, estaremos estudadando vários autores e suas mais diversas teorias sobre o tema masprimeiro vamos para uma definição clássica sobre o assunto.

Esta expressão Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) foi estabelicida por Louis Davis na década de 1970, quando trabalhava em um projeto sobre desenho de cargos. Para ele, a definição de QVT refere-se à preocupação com o bem-estar geral e a saúde dos trabalhadores no desenvolvimento de suas funções. A definição de QVT englobatanto os aspectos físicos e ambientais como os aspectos psicológicos do local de trabalho. hoje, integra as discussões da realidade empresarial e social.

O Proposito da Qualidade de Vida no Trabalho

A finalidade da implantação de um programa de Qualidade de Vida ou Promoção de Saúde nas Organizações é de insentivar e salientar hábitos e estilos de vida que fomentem a saúde e bemestar entre todos os escalões dos funcionários e suas respectivas famílias durante toda a sua vida profissional na empresa.

Um programa de Qualidade de Vida é implementado para gerar as estratégias necessaria com o intento de originar um ambiente que estimule e dê suporte ao funcionario e à empresa, ensinando a ele sobre como sua saúde está diretamente relacionada à sua qualidade eprodutividade.

Porem não é suficiente apenas mudar de maneira relevantemente o estado de saúde dos profissionais, mas deve-se buscar encorajá-los a cuidarem e gerenciarem sua própria saúde, sempre tendo em mente que é melhor prevenir do que tratar depois do caso em si, com isso adquirimos um ganho substancial na sua satisfação e crescimento, com o pacote vem o aumento da produção e redução decustos para a empresa.

Seus Benefícios: Melhoria da produtividade; Empregados mais alertas e motivados; Melhoria da imagem corporativa; Menos absenteísmo; Melhoria das relações humanas e industriais; Baixas taxas de enfermidade; Melhoria da moral da força de trabalho; Redução em letargia e fadiga; Redução de turnover.

Missão Estratégica

A missão estratégica de umprograma de Qualidade de Vida enfoca seus esforços para atingir os seguintes resultados:

Aumentar os níveis de satisfação e saúde do colaborador/ consumidor/ comunidade. (Força de trabalho mais saudável). Melhorar o Clima Organizacional (ambiente, relações e ações saudáveis).

Afetar beneficamente no processo de formação e desenvolvimento humano, agregando competências (capacidade e...
tracking img