Qualidade de vida e segurança no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA NO TRABALHO
RESUMO
O presente trabalho aborda a qualidade de vida e segurança no trabalho e sua evolução desde a revolução industrial, temáticas como custo e benefícios de se investir em qualidade e segurança do trabalho, tanto para empregadores como para empregados, objetivando mostrar a fundamentação das normas (leis), dificuldades encontradas para implantaçãodos projetos, as formas que os riscos ambientais podem afetar os trabalhadores, a existência dos programas de segurança e saúde como PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e quais suas finalidades. A qualidade de vida e segurança no trabalho ao longo do tempo vem melhorando muito, graças a estudos, pesquisas e levantamentos queestão sendo feitos, cada vez mais para verificar as melhores condições e equipamentos para os trabalhadores em todo o mundo. Atualmente as organizações têm enfrentado constantes desafios relacionados à tecnologia e qualidade de processos e produtos, desenvolvimento sustentável, posicionamento estratégico, motivação e bem estar de seus colaboradores. Neste contexto, os Sistemas de Gestão daSegurança e Saúde no Trabalho ganham juntamente com os Sistemas de Gestão de Qualidade e Meio Ambiente, um significado cada vez mais importante nos resultados das empresas, reduzindo os riscos de acidentes, promovendo a saúde e a satisfação dos trabalhadores e melhorando a imagem da organização perante a sociedade. No entanto, para que um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho sejaefetivamente implementado e obtenha bons resultados, as empresas precisam estar mais atentas aos problemas e as dificuldades encontradas durante este processo, procurando solucioná-los de uma maneira eficaz e coerente.

Palavras-chave: saúde, segurança, prevenção, trabalho, ambiente.

1. INTRODUÇÃO
Este trabalho foi baseado em diversas pesquisas realizadas para abordar o assunto referente à evolução daqualidade de vida e segurança no trabalho, a descrição das leis regulamentadoras que tratam a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Apresentando também os benefícios que a qualidade de vida e segurança no trabalho traz para empresas e funcionários. Fez-se uma breve descrição das principais dificuldades encontradas pelos gestores para conscientizar empresas a melhorar o ambiente detrabalho;
Como os principais riscos ambientais existentes podem afetar os trabalhadores, e que medidas preventivas devem ser tomadas para preservar a saúde e a integridade dos mesmos. A definição e os objetivos dos Programas de Segurança e Saúde no Trabalho PPRA e o PCMSO; foi realizado um panorama da área de segurança e saúde ocupacional baseado nos dados atuais.

2. QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇANO TRABALHO

Qualidade de vida no trabalho (QVT) é o conjunto de ações de uma empresa que envolve a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho.

2.1 A EVOLUÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA NO TRABALHO AO LONGO DO TEMPO

Revolução industrial em 1760-1830 com os teares movidos a vapor, o Factory Act em 1833, o advento do fordismo, a criação daOIT em 1919 / 1923, e no Brasil com a criação das Caixas e doa IAP s e depois a CLT em 1943, o INPS, Sesmt em 1972 e finalmente em 1977 com a criação das 28 normas regulamentadoras NR s e posteriormente o INSS é que o Brasil começou a se preocupar com este grande problema.
A qualidade de vida é muito importante fora e principalmente dentro de uma organização e existem muitas empresas queraramente preocupam-se em avaliar os aspectos humanos relacionados e afetados por tal processo, pois com a necessidade de tornar a empresa mais competitiva e por questão de sobrevivência é deixado de lado à saúde e o bem estar do funcionário sem contar a segurança.
O nome que se dava na época era higiene e segurança do trabalho, conforme constava na CLT o Direito passou então a determinar certas...
tracking img