Qualidade de vida-radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
Psicologia da saúde
Radiologia
2012/2013



Qualidade de Vida entre um indivíduo tetraplégico e um indivíduo não tetraplégico



[pic]




Realizado por: Francisca Duarte, Nuno Morais, Pedro Gonçalves, Patrícia Gamboa, Tiago Raposo
Índice
1 Introdução 1
2 Objectivos 2
3 Metodologia 2
3.1 Caracterização dos sujeitos2
3.2 Questionário 2
3.3 Cálculo dos Resultados 3
4 Resultados e Discussão 8
4.1 Análise e Discussãode Resultados 8
4.2 Limitações do Questionário 12
5 Conclusão 12
6 Referências Bibliográficas 14
7 Anexos 16




















Introdução

A Qualidade de Vida (QDV) está a torna-se uma medida, cada vez mais aceite na eficácia da intervenção médica do ambienteclínico. É uma medida de percepção pessoal e, por isso, não é possível questionar-se uma pessoa acerca do estado de outra. O conceito de qualidade de vida tem em conta a prevenção da doença e promoção da saúde. Segundo Cramer (1993), é definida como bem-estar físico, mental e social, completo, e não apenas, a ausência de doença. Esta definição é a mesma que a definição de Saúde da OMS (OrganizaçãoMundial de Saúde) aquando da sua constituição. Para Shumaker e colaboradores (1990), QDV é a satisfação global individual com a vida, e a sensação geral, pessoal, de bem-estar. Schipper e colaboradores (1990) propõem outra definição: é o efeito funcional de uma doença e do seu tratamento no doente, tal como é percebida por ele. Por fim, para Churchman (1992), QDV designa o juízo subjectivo do indivíduosobre o grau em que estão satisfeitas as suas necessidades nos vários domínios de vida. Para analisar a QDV é necessário utilizar determinadas dimensões sendo estas: saúde física, saúde psicológica, nível de independência, relações sociais, ambiente, espiritualidade, religião e crenças pessoais.

A avaliação da qualidade de vida pode ser realizada através de questionários específicos queprocuram constituir instrumentos de medida o mais adequado possível, da condição de bem-estar. O questionário SF-36, é um desses instrumentos sendo uma versão do Medical Outcomes Study 36 – item short - Form Health Survey. É um questionário genérico ou multidimensional de avaliação da qualidade de vida tanto de indivíduos saudáveis como de indivíduos com patologias. Foi traduzido e validado para a línguaportuguesa por Ciconelli (1997) e Ciconelli e colaboradores (1998). O SF-36 é composto por 36 itens englobados em oito domínios. No questionário de versão inglesa, os oito domínios podem ser agrupados em duas medidas designadas por componente físico e componente mental (Ware e Kosinski, 2001). O componente físico inclui os domínios de capacidade funcional, aspectos físicos, dor e estado geral desaúde e o mental abrange os domínios vitalidade, aspectos sociais, aspecto emocional e saúde mental (Ware e Kosinski, 2001).



Objetivos

O presente trabalho, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Psicologia da Saúde tem por objectivo comparar a qualidade de vida de um indivíduo saudável com a de um indivíduo com patologia (indivíduo tetraplégico), sendo ambos, do mesmo escalãoetário e do mesmo género. Esta escolha tem como fundamento o facto de uma pessoa tetraplégica estar muito limitada fisicamente, daí a querermos ver até que ponto o seu quotidiano é afetado.


Metodologia


1 Caracterização dos sujeitos

Foram recrutados para este inquérito dois sujeitos, um indivíduo tetraplégico e um indivíduo sem patologia. A tetraplegia resulta de uma lesão medular acima daprimeira vértebra torácica (T1), nomeadamente na zona cervical, e tem como consequência a perda total dos movimentos e da sensibilidade (total ou não) do tronco e dos membros superiores e inferiores. Para manter o anonimato, não foram revelados os nomes dos inquiridos. Os sujeitos em questão são do género feminino.
• O indivíduo tetraplégico tem 24 anos, sendo tetraplégica desde os 20...
tracking img