Qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Objetivo

O trabalho tem como objetivo identificar qual a influência e quais o métodos utilizados em determinadas empresas para medição da qualidade de vida dos funcionários no trabalho, além de conceituar o termo por meio de análise de teorias e artigos acadêmicos.

2. Introdução

Ao decorrer do avanço tecnológico da humanidade, fica cada dia mais árduo o esforço empreendido pelasempresas para sua sobrevivência, assim como, consequentemente, tem sido cada vez maior a cobrança despendida ao trabalhador moderno. Apesar do constante aperfeiçoamento das ferramentas de gestão, as ferramentas para melhoria na condição de vida do trabalhador ainda não excedem expectativas.

3. Artigos

4.1 Qualidade de vida no trabalho: evolução e análise no nível gerencial /Quality of life in the work: evolution and analysis at managenal level.

Abordagem dos problemas comportamentais da organização com base nas necessidades do trabalhador e no novo contexto organizacional. Analisa as relações homem X trabalho quanto às condições de vida no trabalho e expectativas dos trabalhadores, desde as primeiras manifestações ocorridas no século XVII até as modernas teoriascomportamentais. O gerente é estudado através dos conceitos clássicos e sua evolução, bem como em função de seus papéis e dos conflitos decorrentes destes. Finaliza com a apresentação de uma metodologia e das conclusões sobre pesquisa realizada no nível gerencial brasileiro.

Autor: Rodrigues, Marcus Vinícius Carvalho.
Fonte: Petrópolis; Vozes; 1994. 206 p. tab., ilus.

4.2 Mudando a gestão daqualidade de vida no trabalho / Changing quality of work life management

O objetivo deste trabalho é analisar uma experiência sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) ocorrida no âmbito da Empresa X. O enfoque utilizado busca a integração entre a pesquisa (diagnóstico com fundamentos científicos) e a intervenção nas organizações. Ele é resultado de diálogo interdisciplinar entre as abordagensteóricas e metodológicas oriundas da ergonomia da atividade e da psicodinâmica do trabalho, incorporando, ainda, a crítica de Simone Weil à opressão do trabalho. O método utilizado foi o de análise de discurso. O principal resultado alcançado foi a produção de análise a respeito do fórum de QVT da Empresa X e de seus mais significativos desdobramentos, a política de QVT da Empresa X e as dozeações imediatas em QVT da Empresa X. A principal conclusão obtida é a da existência, na atualidade, na Empresa X, de política de QVT que pode, por certo, ser dita de vanguarda, nas áreas privada e pública, nacional e internacional, em convivência com uma realidade teórico-prática de QVT localizada, não poucas vezes, em contradição com as prescrições, princípios e valores presentes em tal política.Autor: Leite, José Vieira; Ferreira, Mário César; Mendes, Ana Magnólia.
Fonte: Revista Psicologia Organizacional do trabalho;9(2):109-123, dez. 2009.

4.3 Metodologia para investigação da qualidade de vida no trabalho

Dentre as variáveis consideradas nas investigações sobre o trabalho humano, o conceito genérico de "qualidade de vida no trabalho" (QVT) tem recebido ultimamente grandeênfase. A procura de esclarecimentos sobre o referido conceito e de indenização das dimensões que o integram, este estudo objetiva levantar os fatores determinantes da QVT a partir da percepção dos trabalhadores. Foram utilizados, como sujeitos, 100 empregados de ambos os sexos de empresas industriais e comerciais de Uberlândia, Mina Gerais. Os dados obtidos através de entrevistas individuaislevantaram incidentes críticos no trabalho (positivos e negativos) e suas conseqüências, aspectos de um bom e mau serviço bem como sugestões para a melhoria de vida no trabalho. Os resultados revelam divergências entre os fatores de ocorrências agradáveis e desagradáveis, apontando 11 categorias de conseqüências para o trabalhador, indicando a existência de dimensões semelhantes para um serviço ser...
tracking img